Author(s):
Stadnik, Adriana Maria Wan
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9061
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Representações; Práticas; Professores universitários de educação física; História de vida; Lazer; Formação de professores; Representations; Practices; Physical Education university professors; Life history; Leisure; Teachers’ development
Description
Tese de doutoramento em Estudos da Criança
(ramo de conhecimento em Educação Física e Lazer) O professor é peça chave e influenciadora do currículo e da pedagogia em
sala de aula, com reflexos na educação e formação de crianças, jovens e adultos
e consideramos que os professores universitários podem auxiliar na construção
de uma melhor realidade educativa em variados níveis, especialmente por serem
professores formadores, influenciando toda a rede de ensino-aprendizagem.
Portanto, o que os professores pensam e a forma como agem tem importância
fundamental no processo educativo e formativo. O presente estudo é sobre professores universitários de educação física e
tem por objetivo identificar suas representações e práticas, tendo em conta as
seguintes dimensões: pessoal, profissional, social e de lazer e os contextos
profissional e de lazer, visando construir conhecimentos que possam ser úteis na
compreensão da profissão e formação de docentes nesta área.A necessidade de desvelar o cotidiano desses profissionais definiu os
procedimentos metodológicos - abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo
interpretativo, a partir das histórias de vida narradas pelos investigados. O
quadro de investigados foi composto por quatro professores, dois homens e duas
mulheres, professores universitários considerados competentes (bons
professores), entre outras características, atendendo a uma intencionalidade
que partiu do pressuposto de que o professor deve ser um exemplo positivo para
seus alunos dado o alto índice de aprendizagem por modelação. A recolha,
análise, interpretação e apresentação de dados assentaram em seis pontos
principais: descrição das representações pessoais, profissionais, sociais e de
lazer e das práticas pedagógicas e de lazer dos investigados, dando origem aos
casos Henrique, Netuno , Ibiscus e Margarida. Os casos estão materializados nas histórias de vida, que ilustram a
pluralidade de significados que cada professor atribui à sua vida, trazendo, de certa forma, por meio da integração pensamento e ação dos investigados, um
retrato do profissional naquele momento. Cada um dos estudos de caso foi
validado pelo respectivo professor, sendo um retrato autorizado. Na seqüência, realizamos uma reflexão entre os casos, conduzindo o
estudo à apresentação de uma tentativa de perfil do “bom professor
universitário de educação física”, revelando e refletindo sobre caracterísiticas
pessoais, pedagógicas, científicas e sociais que, acreditamos, podem ter
implicações sobre condutas, pensamento e ação curricular e formativa dos
futuros professores da área. Esse fato é ainda mais relevante quando assistimos
ao processo de globalização e a uma escola/formação cada vez mais próxima do
conceito "uma escola para todos e para cada um". É um conceito que faz o elogio
ao global mas também ao individual - a excelência do indivíduo enquanto
pessoa, a excelência da existência - o ser em si, para si e no outro. Nesta reflexão entre os casos, verificamos, entre outras coisas, a
existência de grande coerência entre o discurso e a ação dos professores
investigados e concluímos que o bom professor não é apenas um professor que
sabe fazer, mas sim aquele que, adicionalmente, apresenta outras
características, como a preocupação com o mundo à sua volta. Trata-se de uma
forma de “olhar” o outro – esse outro é o universo que o cerca, a natureza, os
seres humanos, os diferentes contextos, a vida como um todo, que é vista com
olhares ampliados. Concluímos que os professores são estudiosos constantes e
que mesmo sendo considerados bons profissionais no seu meio social e serem
autoconfiantes, passam por inúmeras dificuldades ao longo de suas vidas, nas
suas mais diferentes dimensões, e em especial, na aplicação, transformação e inovação das suas ações pedagógicas. No entanto são persistentes, resilientes.
Finalmente, percebemos que esses professores são profissionais que gostam do
que fazem e procuram fazer bem feito.