Author(s):
Oliveira, Lia Raquel
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8968
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Objectos de aprendizagem; Elearning
Description
O texto que se apresenta, resulta de duas intervenções orais feitas, a convite, em dois
eventos: o primeiro em 8 de Junho de 2004, em Aveiro, no Centro de Congressos - Seminário
PORMAT, O Desafio Digital, intervenção intitulada “A re-invenção da didáctica na sociedade do
conhecimento” -; o segundo, em 29 de abril de 2005, em Matosinhos, na Exponor –
Conferência Exponor-conteúdos para e-Learning, intervenção intitulada “A scormização do
conhecimento ou a re-invenção da didáctica…?” (tema proposto pela organização, “econteúdos
para e-Learning”).
No âmbito da educação, produzir e-conteúdos, conteúdos para a Internet, para a web,
para o e-learning e, mais recentemente, objectos de aprendizagem (as designações são
múltiplas) significa re-inventar os recursos pedagógico-didácticos. Tentaremos justificar esta
afirmação procurando dar resposta a três questões: Porquê e para quê criar e-conteúdos? O
que são e-conteúdos? Quem produz os e-conteúdos e em que condições?