Autor(es):
Antunes, Ana Maria Pereira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8817
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de Doutoramento em Psicologia - Ramo do Conhecimento em Psicologia da Educação A temática da sobredotação integra algumas incertezas e ambiguidades. Apesar dos
alunos sobredotados e talentosos terem direito a uma educação diferenciada, não costumam ser alvo
de atenção especial por parte do sistema escolar e dos intervenientes educativos. Ao longo desta
dissertação procuramos analisar e reflectir sobre esta problemática, incluindo uma componente mais
teórica e outra mais empírica. Na componente teórica, abordamos o conceito de sobredotação e alguns
dos modelos explicativos, acompanhando a sua evolução e o estado actual da arte. Reiteramos a
articulação entre a identificação e a definição de sobredotação, discutindo as fases necessárias à
identificação dos alunos (sinalização e avaliação) e apresentando algumas propostas concretas
sugeridas para este processo. Tomando as práticas educativas destacamos a aceleração, o
agrupamento e o enriquecimento como as principais medidas educativas adoptadas com os alunos
sobredotados e talentosos, analisando os dados da investigação sobre cada uma delas e defendendo a
sua complementaridade assente na diferenciação curricular. Na componente empírica começamos por
apresentar o contributo do nosso trabalho para o estudo psicométrico de provas psicológicas
relacionadas com a categorização de informação (Formar Conjuntos – Palavras e Formar Conjuntos –
Números e Símbolos) e a criatividade (quatro sub-testes do Teste de Pensamento Criativo de
Torrance). Depois, de acordo com o objectivo principal de construir, aplicar e avaliar um programa de
enriquecimento, dirigido a alunos com altas habilidades, descrevemos o processo inerente ao seu
desenvolvimento e implementação, tendo como referência o Modelo de Enriquecimento Triádico, mais
especificamente o Enriquecimento Tipo II (Renzulli & Reis, 1997a, 1997b, 2002). Desta forma, o
Programa de Enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) enfatizando,
genericamente, a resolução criativa de problemas e a promoção da auto-regulação, foi implementado
quer no estudo preliminar quer no estudo experimental junto de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.
No estudo experimental tomámos uma amostra constituída por 69 alunos (30 sujeitos no grupo
experimental e 39 sujeitos no grupo de comparação) com uma idade média de 10.5 anos, a
frequentarem o 5º e o 6º ano numa escola pública do distrito de Braga. Este grupo de alunos resulta da
selecção dos 15% de alunos com mais habilidades na conjugação de diversos critérios: criativos
(TPCT), cognitivos (BPR-5/6), inteligência geral (TIG-1), académicos (notas escolares) e nomeação
pelos professores. A avaliação do programa tomou um design quasi-experimental, contemplando uma
avaliação pré e pós-teste nos domínios da cognição/inteligência, da criatividade, do rendimento escolar
e do auto-conceito para o grupo experimental e para o grupo de comparação. Além disso, em termos
mais qualitativos, considerámos os produtos criativos dos alunos (histórias) e as avaliações realizadas
pelos alunos, professores e pais sobre o programa MAIS. Os resultados quantitativos não nos
permitem afirmar a eficácia do programa MAIS, pois os dados não são consistentes em todas as
variáveis. No entanto, os dados da avaliação mais qualitativa revelam uma apreciação, globalmente
positiva, no que toca à dinamização das sessões e às temáticas abordadas. Finalizamos, comentando
algumas limitações encontradas ao longo da investigação realizada e apontando linhas orientadoras
para investigações futuras no âmbito mais geral dos programas de enriquecimento ou, mais
concretamente, no desenvolvimento do programa de enriquecimento MAIS. The giftedness theme implies some uncertainty and ambiguity. Although talented and gifted
students have the right to have a differentiated education, the educational system and its intervenients
don't pay much attention to them. In this dissertation we try to analyse and reflect upon this issue,
including a theoretical part and an empirical part. In the theoretical part we describe the concept of
giftedness and some explaining models, referring their evolution and their current situation. We reiterate
the link between giftedness identification and giftedness definition, discussing the necessary phases to
students’ identification (screening and evaluation), and describing concrete suggestions for this process.
Concerning educative practices, we highlight acceleration, grouping and enrichment as the main
educative procedures for the talented and gifted students, analysing the research data upon each one
of them and defending their complementary nature based on the curricular differentiation. In the
empirical part, we start by presenting our work’s contribute for the psychometric study of psychological
tests concerning information categorization (Create Groups - Words, and Create Groups - Numbers and
Symbols) and creativity (four subtests of the Torrance Test of Creative Thinking). Then, and according
to the main goal of planning, implementing and evaluating an enrichment program for high ability
students, we describe the inherent process to its development and implementation with reference to the
Triadic Enrichment Model, more specifically the Type II Enrichment (Renzulli & Reis, 1997a, 1997b,
2002). In this manner, the MAIS enrichment program (Motivation, Aptitude, Innovation and Socialization)
was implemented both in the preparatory and experimental studies to students of the 2nd Cycle of
Portuguese Basic Teaching (5th and 6th grades) emphasising, generally, the creative problem solving
and the self-regulation promotion. In the experimental study we had a sample of 69 students (30
students in the experimental group and 39 students in the comparison group) with an average age of
10.5 years old, attending 5th and 6th grade in a public school of Braga region. This group of students
results from a selection of the 15% more able students in the conjugation of several criteria: creative
(TTCT), cognitive (BPR-5/6), general intelligence (TIG-1), academic (school marks) and teachers’
nomination. The program evaluation had a quasi-experimental design considering a preteste and a
postteste on the following domains: cognitive/intelligence, creative, academic results and self-esteem
for both the experimental and the comparison group. Besides, in qualitive terms, we considered the
students creative products (stories) and the evaluation on the MAIS program by students, teachers and
parents. The quantitative results don't allow us to state the MAIS program efficacy because data aren’t
consistent in all variables. However, the qualitative evaluation data show a globally positive appreciation
concerning sessions dynamic and the studied themes. We conclude by commenting on some limitations
of this research and we suggest guidelines for further studies in the general extent of enrichment
programs or, concretely, the development of the MAIS enrichment program.