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O ensino das ciências em escolas do 1ºCEB do concelho da Guarda

Autor(es): Ferreira, Maria Eduarda cv logo 1 ; Reis, Carlos F. cv logo 2 ; Bento, F. cv logo 3 ; Tracana, Rosa Branca cv logo 4 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 5

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8676

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Neste trabalho pretende-se analisar as atitudes dos professores em relação aos princípios orientadores, objectivos gerais e específicos do programa do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) referentes às atitudes científicas e ambientais a desenvolver. Discutem-se também os fundamentos pedagógicos do ensino das ciências que devem enformar a formação de professores do 1º CEB. Com este propósito fez-se um levantamento das práticas pedagógicas que enquadram a área do estudo do meio no 1º CEB e em particular aquelas que se centram na formação científica e na relação indivíduo-ambiente. O nosso estudo exploratório centrou-se na percepção e atitudes dos professores do 1º CEB, tendo-se para o efeito considerado 8 escolas do Concelho da Guarda, onde decorrem os estágios pedagógicos, tendo sido distribuído um questionário sobre as práticas da educação científica e ambiental neste nível de ensino. Os resultados referem-se a uma amostra de 29 sujeitos que manifestaram uma atitude positiva de reconhecimento dos objectivos de educação científica e ambiental constantes na área do estudo do meio. Confirmou-se que os nossos professores conhecem esses objectivos e valorizam a sua importância. Não encontrámos discriminação entre o tipo de actividades, “papel e lápis” vs experimentação ou entre o tipo de materiais comuns vs incomuns. A idade e tempo de serviço também não tem influência significativa nos resultados. Do ponto de vista atitudinal, os professores parecem preocupar-se com o ensino-aprendizagem destas temáticas, pelo que um estudo subsequente sobre as suas efectivas actividades no terreno parece impor-se, com vista a avaliar-se melhor as (eventuais) contradições entre a teoria e a prática dos professores deste nível de ensino.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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