Detalhes do Documento

Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectiv...

Autor(es): Marques, Célio Gonçalo cv logo 1 ; Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 2

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8662

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA); Normalização; Objectos de aprendizagem; SCORM


Descrição
A Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia