Detalhes do Documento

Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos

Autor(es): Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 1 ; Aguiar, Cristina cv logo 2 ; Cabecinhas, Rosa cv logo 3 ; Carvalho, Carla Joana cv logo 4

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8574

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Podcast; Ensino universitário; Reacções dos alunos; Reacções dos professores; Dispositivos móveis; Web 2.0; Blended-learning; Mobile devices


Descrição
Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar. Podcasts, a web 2.0 tool, have been used at different levels, including higher education. Our study was conducted at the University of Minho, in Portugal, with undergraduate and graduate students. Three teachers from three different faculties participated in this study. They used different types of podcasts and with a different length. We analyzed students’ acceptance and use of podcasts, namely its type and length, as well as the mobile technology used to listen to them, and the preferred places and moments of the day. Results show that students accept the podcasts, and they prefer short podcasts that they listen to at home and in the afternoon or at night. Students consider the possibility of listening to podcast in other courses, suggesting types of podcasts they were interested in.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia