Autor(es):
Fernandes, José António
; Carvalho, Carolina Fernandes de
; Ribeiro, Sónia Alexandra
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/8454
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ensino de estatística; Formação de professores; Tarefas de estatística; Estudo de caso; Statistics teaching; Teachers training; Statistical tasks; Case study
Descrição
Embora nem sempre seguindo um percurso claramente definido, a
Estatística vem sendo incluída progressivamente nos programas escolares
portugueses e é actualmente estudada em todos os níveis de ensino. Foi neste
contexto, em que se assiste a uma crescente importância desta temática, que
achámos pertinente investigar o tipo de ensino que é implementado na sala de
aula, designadamente no 7.º ano de escolaridade. No estudo participaram três
professoras de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e secundário, que
leccionavam o 7.º ano de escolaridade, tendo os dados sido recolhidos através
da observação das aulas em que foi leccionada a unidade de Estatística do 7.º
ano, de um diário de bordo e de duas entrevistas semi-estruturadas às
professoras. No presente texto trataremos a questão das tarefas propostas
pelas professoras, designadamente a sua contextualização e a sua origem, os
objectivos a elas inerentes, as dificuldades sentidas pelos alunos na sua
resolução e os aspectos da implementação das tarefas na sala de aula. Neste
âmbito, em termos de resultados, destaca-se o recurso a tarefas — nas quais
os alunos sentiram muitas dificuldades — com contextualizações diversas,
quase sempre fechadas e com origem nas professoras e nos manuais escolares,
privilegiando um conhecimento factual e procedimental. Na implementação das
tarefas, os alunos trabalharam, quase sempre, individualmente, prevaleceu
uma metodologia de ensino tradicional e privilegiou-se uma comunicação
expositiva, centrada no professor e enfatizando os conhecimentos e a
memorização. Although it did not always follow a clearly defined path, statistics
has progressively been included in the school programs in Portugal and
currently taught in all teaching levels. In this context, in which this theme’s
importance has been growing, we considered relevant to investigate the kind of
teaching that is implemented in the classroom, in particular in the 7th grade.
Three third cycle and secondary maths teachers, who were teaching the 7th
grade, participated in the study. Data collected through the observation of
classes, a diary and two semi-structured interviews to the teachers. In this
study, we will discuss the tasks proposed by the teachers, in particular their
contextualization and origins, their objectives, the difficulties faced by the
students in their handling and classroom implementation aspects. In this
regards, in terms of results, we highlight the use of tasks with varied contexts,
originated in the teachers, and in the textbooks, privileging a factual and
procedural knowledge, mostly closed, which found to be more difficult by the
students. In the task implementation, the students worked mostly individually,
the traditional teaching methodology prevailed and was privileged the
expositive communication, centred in the teacher and emphasising knowledge
and memorization.