Author(s):
Carvalho, Graça Simões de
; Clément, Pierre
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7775
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação em biologia; Multiculturalidade; Estudo comparado; Concepções de professores; Questionário internacional; Manuais escolares; Biology education; Multiculturalism; Comparative study; Teachers’ conceptions; International questionnaire; Textbooks
Description
O projecto europeu de investigação “Biology, Health and Environmental education for better citizenship” (Biohead-Citizen) tem como objectivo compreender como o ensino da Biologia, da Educação para a Saúde e da Educação Ambiental podem promover uma melhor cidadania, através da análise de eventuais diferenças entre 19 países (13 europeus e 6 não europeus), associando-os a parâmetros controlados. Foram definidos seis temas para análise: “Cérebro Humano”, “Genética Humana”, “Evolução e Origem Humana”, “Reprodução Humana e Educação Sexual”, “Educação para a Saúde” e “Ecologia e Educação Ambiental”. Neste artigo descrevemos a construção e validação dos instrumentos de recolha de dados que foram aplicados nos 19 países envolvidos no projecto: grelhas de análise para aplicação em manuais escolares do ensino primário e secundário (5/6 a 17/18 anos de idade); e o questionário para preenchimento por professores e futuros professores do ensino primário e secundário (estes de Biologia e de Língua Nacional). Apresentamos parte dos primeiros resultados sobre o tema “Evolução” para exemplificar a análise desenvolvida nos manuais escolares dos diversos países e nas concepções dos respondentes ao questionário, dos mesmos países. Mostramos as potencialidades que a análise estatística fornece para a correlação das concepções dos respondentes com parâmetros controlados como o país, a religião e a formação académica. Os desafios emergentes das interacções entre os conhecimentos científicos, os valores e os contextos sócio-culturais são discutidos. The European research project “Biology, Health and Environmental Education for better
Citizenship” (BIOHEAD-CITIZEN; CIT2-CT2004-506015) aims to understand how Biology,
Health and Environmental Education can promote a better citizenship, by analysing potential
differences in 19 countries (13 European countries and 6 non European countries) and
associating them to controlled parameters. In this project, six hot topics for analysis were
defined: “Evolution and Human Origin”, “Human Reproduction and Sex Education”, “Health
Education”, “Ecology and Environmental Education”, “Human Genetics” and “Human Brain”.
In this paper we present the aims of this project and describe the construction and validation of
the research instruments that were applied in the 19 countries involved in the project: grids to be
applied in primary and secondary school textbooks (5/6 to 17/18 years old students); and the
questionnaire to be filled by teachers and future teachers of Primary school and secondary school
(the latter comprising Biology and National Language teachers). To exemplify, we present not
only some results about the several countries textbook analysis on “Human Evolution” but also a
part of the analysis of teachers’ and future teachers’ conceptions on the same topic. We also show
the potentialities of the statistical analysis that we used for the correlation of responders with
controlled parameter sucha as the country, the religion and the academic training. Challenges of
this interaction between the taught scientific knowledge, values and socio-cultural contexts will
be discussed.