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Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino expe...

Autor(es): Ferreira, Maria Eduarda cv logo 1 ; Reis, Carlos F. cv logo 2 ; Tracana, Rosa Branca cv logo 3 ; Leitão, J. cv logo 4 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 5

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7748

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino experimental das ciências; Professores do 1º CEB; Atitudes face às ciências; Meio rural; Meio urbano


Descrição
O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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