Author(s):
Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7703
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Tese de Doutoramento em Psicologia do Trabalho e das Organizações A gestão de recursos humanos (GRH) tem sido alvo de crescente interesse que
decorre da evidência do seu impacto na performance organizacional. Este facto
poderá constituir vantagem determinante no contexto de grande competitividade que
caracteriza a economia actual.
Ao analisar a GRH não só em relação ao indivíduo – o impacto das políticas de GRH
nas pessoas – mas também em relação à sua influência na organização como um
todo, – reconhecendo que o comportamento dos indivíduos afecta os resultados ao
nível da organização como, por exemplo os lucros, as vendas, a qualidade e
crescimento, – não podemos deixar de reconhecer a complexidade que a envolve.
Esta complexidade resulta não só por se considerar diferentes níveis de análise (o
indivíduo e a organização, por exemplo) mas também pela dificuldade de se chegar a
consenso quanto à sua própria definição e natureza (Keating, 2001) bem como por os
seus resultados se poderem perspectivar e avaliar diversamente. Se considerarmos a
GRH como um sistema, parte integrante de uma estrutura social complexa, cujas
características únicas de interacção e de relacionamento intragrupo não são passíveis
de replicação por outras organizações, percebemos algumas das dificuldades que os
investigadores enfrentam neste domínio.
Os objectivos que nos propusemos atingir com este trabalho foram (1) investigar a
relação entre gestão de recursos humanos e performance organizacional e (2)
compreender os processos pelos quais a gestão das pessoas tem implicação no
desempenho organizacional.
Realizamos quatro estudos de caso que tiveram como objectivos:
• Caracterizar a gestão de recursos humanos e identificar as práticas utilizadas na
organização
• Perceber os indicadores utilizados na tomada de decisão para a adopção de novas
práticas
• Explorar a percepção de impacto da gestão de recursos humanos e/ou das
práticas no desenvolvimento organizacional quer pelos decisores quer pelos
colaboradores da organização, alvos dessa mesma GRH.
Os estudos de caso foram realizados sequencialmente no tempo. Os dois primeiros (A
e B) tiveram uma natureza exploratória e o dois últimos (C e D) confirmatória.
Realizou-se, numa primeira fase, uma análise entre - casos de A e B, cujos resultados
se procuraram confirmar e desenvolver nos dois últimos casos.
Identificamos alguns factores importantes que, em nossa opinião, condicionam o
impacto da GRH na performance organizacional: o tempo de vida da organização, a
gestão do trabalho, o desenho do sistema RH e a capacidade de intervenção conferida
à GRH.
Estes factores evidenciaram-se na análise do processo de implementação e
desenvolvimento da GRH em quatro pme’s de elevada tecnologia.
Destacaríamos, também, nos nossos resultados,
(1) Um processo de implementação das práticas de GRH desenvolvimental e/ou
incremental, que corresponde às necessidades da organização ou seja orgânico, é
mais eficaz do que um processo abrupto ou programático.
A introdução de práticas de GRH em função das necessidades da organização
permitindo o envolvimento dos colaboradores produz maior impacto do que aquele
outro processo que oferece à organização, à partida, um conjunto de práticas já
estabilizado, isto é um processo abrupto e programático.
O sistema RH desenvolvido com base num processo de implementação orgânico
caracteriza-se pelo seu carácter único pelo que não passível de replicação e é, assim,
factor de vantagem competitiva.
(2) O grau de estruturação do sistema RH no que se refere à consistência das práticas
de GRH quer em termos de adequação estratégica quer de adequação interna tem
impacto importante nos comportamentos dos colaboradores e na sua percepção da
GRH.
Identificamos diferentes impactos do processo de desenvolvimento da GRH. (3) O
envolvimento e confiança dos colaboradores na organização e a sua percepção da
GRH. Na perspectiva da função RH, a flexibilidade de actuação e a consistência do
sistema RH.
Em nossa opinião, o envolvimento é um indicador que reúne características
importantes de sensibilidade e de diagnóstico susceptíveis de fornecer orientação para
a GRH da organização. There has been an increased interest in Human Resources Management (HRM) as
result of its impact on organizational performance. HRM could be an important
advantage for organizations in today's competitive marketplace. HRM is complex and
multifaceted. It can be analysed considering various perspectives including: the
individual and HRM policies impact on them; the organization and the behavioural
impact of the individual on the organizations results in terms of sales, profit, quality and
development. The complexity of HRM results from the use of different level of analysis
needed when analysing HRM (e.g. individual and organisational). There also exists
little consensus in definition and concept (Keating, 2001) as well as in the evaluation
and measure of its impact. If we considered HRM as a system that is part of a complex
social structure, with unique forms of interaction that cannot be exactly replicated, then
we can begin to understand the challenges that researchers face in this field.
The main objectives of this research are (1) to investigate the relation between HRM
and organizational performance, and (2) to understand the process through which
HRM impacts organizational performance. The research identifies several important
factors that influence the impact that HRM has on organizational performance
including: organizational age, work management, HR system design and the capacity
of HRM intervention.
These aspects where observed through analysing the HRM implementation and
development process of four High Tech Small and Medium-size Enterprises (SME’s).
Two of the case studies were exploratory and the other two confirmatory. The case
studies were conducted sequentially. The objectives of the four case studies were:
describe HRM and identify HRM practices used in the organizations; explore the
perception of the primary decision-makers and employees acceptance of HRM
systems and practices impact; and, understand how decisions were made concerning
the adoption of new HRM practices.
The main conclusions reached were: (1) The introduction of HRM practices as
organizational needs arise, leads to more worker involvement and a greater impact
than implementation at the organization’s inception that are premeditated and more
strictly controlled. The development of the HR system by this organic process,
produces a unique system not possible to replicate which can become an aspect of the
firm’s competitive advantage. (2) At the structural level of the Human Resource System, HRM practice consistency, in terms of strategic and internal fit, produces a
significant impact on workers and their perception of HRM. The study identifies
different results of the developmental process of HRM. (3) Different impacts of the
developmental process of HRM were identified from two perspectives with several
indicators a) Workers and their involvement with and trust of the organization as well as
their perception of HRM. b) HR function and the flexibility they have of their action and
the overall consistence of the HR system of which they are a part. The use of these
indicators, especially that of worker involvement, allowed the research a diagnostic
ability with a higher degree of sensitivity that revealed aspects that can further help
orient HRM actions.