Autor(es):
Saavedra, Luísa
; Magalhães, Sara
; Soares, Diana
; Ferreira, Sara
; Leitão, Filomena
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7278
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Género; Sexualidade
Descrição
Apesar da legislação criada em Portugal relativamente à educação sexual, dois dos principais problemas
que esses programas procuram combater, mantêm-se (gravidez adolescente e VIH/SIDA) talvez porque
os programas têm negligenciado a importância do género e da cultura de classe, étnica, regional e local.
Tendo estes aspectos como pano de fundo foi construído um programa de educação sexual assente nos
pressupostos de que: (1) o duplo padrão sexual que inscreve, em homens e mulheres, diferentes formas de
vivenciar a o romance e o prazer/desejo, pode ser questionado e descontruído; (2) as diferentes classes
sociais e culturas étnicas e locais têm crenças diferenciadas acerca do duplo padrão sexual que importa
compreender; (3) a promoção da autonomia, o combate ao preconceito e a informação/reflexão adequada
são aspectos essenciais para a estruturação de comportamentos responsáveis no relacionamento sexual,
estimulando comportamentos assertivos, a negociação e a tomada de decisão face ao uso do preservativo
e ao controlo da natalidade e à sua vida sexual em geral.
Na convicção de que os programas e campanhas de educação nacional, não podem ser de âmbito
nacional, este programa está estruturado de forma a ir de encontro às necessidades dos alunos e alunas,
oferecendo actividades flexíveis, evitando a informação definida à priori e estimulando a reflexão.
Subjacente a todo o programa está a promoção do respeito pelas diferenças, e a reflexão acerca de um
projecto de vida no que diz respeito à vida amorosa e sexual.
O programa será avaliado não só pelos produtos realizados pelos grupos, mas ainda através de um préteste
e pós-teste que consiste na aplicação da Sexual Double Standard Scale (Muehlenhard &
Quackenbush, 1996), adaptada para a população portuguesa.