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Estratégias intuitivas de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de pro...

Autor(es): Correia, Paulo Ferreira cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/7084

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Combinatória; Estratégias intuitivas; Alunos do 9.º ano de escolaridade


Descrição
A importância da Combinatória, com aplicações crescentes, implica que seja repensado o seu lugar na escola. É neste contexto que se insere o presente estudo, tendo por objectivo avaliar o potencial das estratégias intuitivas de resolução de problemas de Combinatória em alunos do 9.º ano. O estudo foi realizado numa turma de 9.º ano, com 27 alunos, e a recolha de dados foi efectuada através da administração individual de um teste, incluindo questões sobre as operações combinatórias: permutações simples, arranjos com repetição, arranjos simples e combinações simples. As sessões de realização dos testes foram audiogravadas, tendo sido pedido aos alunos para verbalizarem os seus pensamentos e o entrevistador, sempre que pertinente, questionou-os no sentido de aprofundar a sua compreensão. Globalmente, apesar de algumas estratégias intuitivas dos alunos se revelarem um tanto limitadas, os resultados do estudo mostram que as suas ideias intuitivas têm potencial para iniciarem o estudo da Combinatória. Verificou-se ainda que, em maior ou menor grau, o desempenho dos alunos em Combinatória foi influenciado pelo tipo de operação combinatória, pelo número de elementos envolvidos na operação combinatória e pelo desempenho em Matemática.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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