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Prevenção do abuso de substâncias nos manuais portugueses

Author(s): Dantas, Catarina cv logo 1 ; Gonçalves, Artur cv logo 2 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 3

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6696

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Prevenção; Toxicodependência; Manuais escolares


Description
Com o presente trabalho pretende-se verificar se os manuais respeitam as orientações do programa nacional e analisar o tipo de abordagem no âmbito da Educação para a Saúde subjacente à prevenção da toxicodependência. Os resultados mostram que a problemática da droga é abordada de forma incipiente no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º e 3º anos) e no Ensino Secundário (10º ano). No 2º e 3º Ciclos do EB (6 º e 9º anos) essa abordagem é mais completa e profunda mas circunscreve-se aos dois anos referidos. A abordagem dos manuais escolares à problemática (imagem e texto) enquadra-se na abordagem Biomédica da Educação para a Saúde, em particular nos indicadores patológico e preventivo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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