Author(s):
Rodrigues, Vitor
; Carvalho, Amâncio
; Gonçalves, Artur
; Carvalho, Graça Simões de
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6694
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação para a saúde; Concepção dos professores
Description
Sabendo que os jovens ocupam, durante a adolescência, a maior parte do dia na Escola, e que muitos comportamentos relevantes para a saúde são iniciados nesta época da vida (Rodrigues, 2002; Rodrigues, 2004), é necessário saber como é que se posicionam os professores, quando falamos de Educação para a Saúde (ES) em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, cujos objectivos são: conhecer as concepções dos professores acerca do que é a educação para a saúde, caracterizar as suas actividades de educação para a saúde e identificar quem deveria desenvolver as actividades de educação para a saúde.
Os dados foram recolhidos através de um questionário on line, desenhado para o efeito, tendo sido garantido o anonimato e a confidencialidade dos dados. Os principais resultados são os seguintes:
• Todos (100%) os professores do 1º ciclo e de ciências naturais (2º ciclo) dizem realizarem ES, a grande maioria dos professores que dão apoio educativo (75,0%) e dos que leccionam educação física (71,4%) afirmam também que realizam ES, enquanto que os professores que leccionam na área das ciências exactas e tecnologias de informação não fazem de todo (0%) ES;.
• 30% dos professores refere que ES é a construção de hábitos saudáveis e 27% diz que a educação para a saúde é desenvolver competências em todas as áreas da saúde;
• 48% dos professores declaram terem realizado educação/promoção para a saúde;
• 34% dos professores dizem que quem deve ensinar educação/promoção para a saúde são os pais, professores e profissionais da saúde em conjunto
• 21% refere que devem ser os professores de Biologia a realizar educação/promoção para a saúde.
Este estudo é um ponto de partida necessário para o conhecimento acerca das concepções dos professores sobre a ES, a partir do qual poderemos vir a preparar e/ou adequar cursos de formação avançada na área da educação/promoção da saúde.