Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Valores na educação em saúde e a formação profissional

Carvalho, Amâncio; Carvalho, Graça Simões de; Rodrigues, Vitor

O presente estudo traçou como objetivo geral, analisar o efeito da formação na aquisição de valores em Educação em Saúde dos estudantes do Curso de Enfermagem de Vila Real, comparando com outros cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo e transversal. Participaram na pesquisa 709 estudantes de sete cursos superiores, tendo-se procurado incluir atores que intervêm no processo de Educação em Saúde, ao...


Efeito da formação nas concepções de saúde e de Promoção da Saúde de estudantes...

Carvalho, Amâncio; Carvalho, Graça Simões de

As concepções dos alunos são muito complexas e dependem da história de vida de cada pessoa, da sua cultura e das suas representações sociais, sendo função dos conhecimentos, dos sistemas de valores e das práticas sociais (Clément, 2004). Por sua vez, as práticas de Educação para a Saúde expressam as concepções de quem as desenvolve e são por elas influenciadas. Daqui se conclui que as concepções de saúde e Prom...


Dimensões do conceito “Educação para a Saúde” de estudantes de sete cursos do e...

Carvalho, Amâncio; Carvalho, Graça Simões de

A presente comunicação resulta de uma parte de um trabalho de doutoramento mais vasto na qual se pretendia avaliar as dimensões “Valoração”, “Força” e “Actividade” relativas ao conceito de Educação para a Saúde (EpS), numa amostra de 709 alunos de 7 cursos do ensino superior. Foi utilizada uma escala diferencial semântica, tipo Osgood, composta por três sub-escalas, que caracterizavam cada uma das dimensões. Em...


Promoção da saúde : concepções, valores e práticas de estudantes de enfermagem ...

Carvalho, Amâncio

Tese de Doutoramento - Área do Conhecimento em Saúde Infantil ; No dizer da WHO (2000), os governos têm a responsabilidade de promover a saúde dos seus cidadãos. Para que possam cumprir este objectivo deverão assegurar que os profissionais de todos os sectores adquiram conhecimento apropriado, atitudes e competências para proteger e promover a saúde (WHO, 1999). Por outro lado, nenhum plano educacional deverá ...


Eixos de valores em promoção da saúde e educação para a saúde

Carvalho, Amâncio; Carvalho, Graça Simões de

A presente comunicação – que emerge de um estudo mais vasto no âmbito de uma tese de doutoramento que se baseia no modelo de transposição didáctica externa e interna na formação de enfermeiros – apresenta o desenvolvimento da construção de um quadro de referência de valores em Promoção da Saúde / Educação para a Saúde relativo à transposição didáctica externa. Num primeiro passo procedeu-se à análise de modelo...


Educação para a saúde em cuidados de saúde primários : diagnóstico das dificuld...

Carvalho, Amâncio; Carvalho, Graça Simões de

Com este trabalho pretendeu-se conhecer o conceito de Educação para a Saúde (EpS) dos enfermeiros da Sub-Região de Saúde de Vila Real (SRSVR), caracterizar as suas práticas de EpS, identificar as dificuldades e as carências sentidas no desenvolvimento das mesmas práticas bem como as necessidades de formação no âmbito da EpS dos mesmos enfermeiros, entre outros. Para tal desenvolveu-se um estudo descritivo e tra...


Health promotion and health education conceptions of future nurses and other un...

Carvalho, Graça Simões de; Carvalho, Amâncio

The general aim of the present study was to compare the system of values in HP/HE conveyed in courses in the area of health, pre-school teaching, basic teaching and social service, in order to understand the relation between the conceptions to be taught and the taught conceptions. For this purpose, we first carried out a content analysis of HP/HE models in national and international publications and developed a...


Situações de risco para a saúde de jovens adolescentes

Rodrigues, Vitor; Carvalho, Amâncio; Gonçalves, Artur; Carvalho, Graça Simões de

Nascer, crescer, envelhecer e morrer são marcos fundamentais na experiência de vida de qualquer indivíduo. Mas é na adolescência que ocorrem as maiores mudanças, quer fisiológicas e anatómicas, quer psicológicas e às quais os jovens necessitam de se adaptar num mundo em constante mudança (Rodrigues, 2006; Rodrigues, Carvalho & Carvalho, 2006). Os comportamentos no decorrer da adolescência podem ser interpretado...


Um olhar sobre os hábitos alimentares e de lazer de jovens adolescentes

Carvalho, Amâncio; Rodrigues, Vitor; Carvalho, Graça Simões de; Gonçalves, Artur

A adolescência constitui um período de considerável risco para a saúde, mas também um período favorável ao desenvolvimento de intervenções significativas de Educação para a Saúde (Ginzberg, 1991). Por sua vez, a escola é o local, por excelência, onde essas intervenções poderão ter lugar (Carvalho, 2002). Trata-se de um estudo descritivo e transversal, integrado num projecto mais vasto, cujo propósito é caracter...


Os professores e a educação/promoção para a saúde

Rodrigues, Vitor; Carvalho, Amâncio; Gonçalves, Artur; Carvalho, Graça Simões de

Sabendo que os jovens ocupam, durante a adolescência, a maior parte do dia na Escola, e que muitos comportamentos relevantes para a saúde são iniciados nesta época da vida (Rodrigues, 2002; Rodrigues, 2004), é necessário saber como é que se posicionam os professores, quando falamos de Educação para a Saúde (ES) em contexto escolar. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, cujos objectivos são: conhecer a...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data








Tipo de Documento






Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia