Autor(es):
Coutinho, Clara Pereira
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6497
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Tecnologia Educativa; Investigação; Metodologia de investigação
Descrição
A investigação educacional e as práticas docentes em torno das tecnologias da informação e comunicação na educação são um domínio que, em Portugal, tem um percurso de mais de três décadas; no entanto, é ainda hoje difícil caracterizar a Tecnologia Educativa (TE) como um corpo de conhecimentos que docentes e investigadores
na área reconheçam totalmente como seu, devido talvez à ausência de limites epistemológicos que, como área
científica autónoma, deveria permitir clarificar. Isto é, não se conhecem bem os quadros teóricos de referência, os conteúdos abordados, as metodologias e a terminologia específicas desta área de pesquisa, possivelmente pelo facto de os profissionais que nela se movem confluírem de campos muito diversos do conhecimento, imprimindo-lhe perspectivas e abordagens que são, também elas, muito diferenciadas.
No sentido de contribuir para clarificar esta situação delimitando para o domínio um espaço e identidade próprios, vamos, nesta comunicação, apresentar os resultados de um estudo analítico que teve como objectivo
caracterizar a forma como evoluiu o quadro metodológico da pesquisa desenvolvida no nosso país no domínio científico da TE. A análise documental incidiu sobre o conteúdo de publicações de autores portugueses em actas e revistas científicas no período compreendido entre o início de 1985 e o final de 2000. La recherche developpée autour du potentiel des technologies de l´information et comunication en éducation
compte plus de trente ans d`existence au Portugal mais ce n´est pas encore reconnue comme um corps de
connaissances specifiques que les chercheurs en éducation puissent reconnaitre comme le sien. Il y a peut être
une certaine absence de limites epistémologiques qui devrait permettre de clarifier la Technologie Educative
(TE) comme un espace scientifique autonome. En effect ses réferents théoriques, ses contenus, ses
méthodologies et sa terminologie ne sont pas encore bien précises une fois que les professionels qui travaillent
dans le domaine ont des origines diverses soit des sciences informatiques soit des langues soit de l´education ce
qui est à l´origine d`une recherche dont les perspectives sont elles mêmes très diversifiées.
L´objectif de cet étude est celui d´apporter une aide à la clarification de cette situation, essayant de delimiter un
espace et une identité dans le domaine. Dans ce sens on presentera les resultats d´un project qui a eu comme
objectif caracteriser l´évolution du quadre méthodologique de la recherche en TE au Portugal en analisant le
contenu des articles scientifiques des auteurs portugais publiés entre 1985 et 2000.