Document details

O copianço na universidade : o grau zero na qualidade

Author(s): Domingues, Ivo cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6336

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Estruturação social; Qualidade; Dominação; Legitimação; Significação; Metrologia


Description
A avaliação escolar constitui tecnologia de controlo da qualidade dos processos formativos. Porém, a sua validade é frágil e o valor de uso dos certificados que permite está diminuído. Os alunos desenvolveram generalizada predisposição para a fraude escolar e abraçaram diversas práticas fraudulentes, apoiadas em pactos de silêncio atentamente vigiados. Os professores enfraqueceram as práticas de controlo e sanção, afectadas por tensões normativas e incertezas pragmáticas. A fraude escolar, favorecida por inquestionada e injustificada tolerância social e organizacional, encontra no copianço a sua mais fiel expressão. Ao atacar o sistema educativo no seus nucleares processos de realização, prejudica a missão das oranizações escolares e penaliza a sociedade que delas legitimamente espera mais eficaz e eficiente desempenho. Este estudo permite visitar a metrologia escolar, analisar discursos e descobrir práticas, vislumbrar tensões e contradições, articular regras e discursos, compreender por que, afinal, a fraude escolar atingiu tão grande e indesejada expressão.
Document Type Book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU