Autor(es):
Meirinhos, Manuel Florindo Alves
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/6219
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese doutoramento O desenvolvimento e a generalização das redes de comunicação e a possibilidade de
aprender colaborativamente a distância estão a proporcionar novos cenários de
aprendizagem e formação, com contornos ainda não completamente definidos. Estes
cenários abrangem vários domínios educativos, onde se destaca a formação de
professores, que é actualmente, um campo de discussão particularmente activo. A
emergência destes novos cenários educativos levou-nos a tentar compreender como se processa o desenvolvimento profissional docente em ambientes de aprendizagem colaborativa a distância. Esta compreensão poderá contribuir para uma formação adequada às necessidades de aprendizagem permanente, susceptível de contribuir para o desenvolvimento profissional docente e melhorar a prática profissional.
A criação de um quadro referencial teórico, com base na informação sobre o
desenvolvimento profissional no contexto da formação permanente, nos conhecimentos
sobre as novas modalidades electrónicas de formação a distância, e ainda, nos
conhecimentos sobre a colaboração e as comunidades de aprendizagem, pareceu-nos
fundamental para justificar e orientar a investigação. Na investigação optamos pela
metodologia de estudo de caso. Com base nesta metodologia estudamos duas acções de
formação de professores, creditadas, e realizadas na modalidade semi-presencial, pelo Centro de Formação Contínua de Professores da Escola Superior de Educação de Bragança. A componente a distância da formação foi suportada pelas plataformas
ATutor e ACollab, instaladas em integração e, através das quais, se criou um ambiente
de interacção e colaboração a distância. Do estudo destas acções de formação,
recolhemos informação recorrendo a vários instrumentos para tal fim.
A análise dos dados recolhidos possibilitou a compreensão da susceptibilidade destas
plataformas que mediatizam os processos de comunicação humana, para interagir e
colaborar, através das diferentes ferramentas que integram. Igualmente, tornou possível a identificação de factores condicionantes da aprendizagem colaborativa e a compreensão do modo como determinam o sucesso da formação. Analisámos ainda a
relevância e funcionalidade do modelo pedagógico implementado para promover a
aprendizagem colaborativa. Finalmente, perspectivámos a formação docente em
ambientes de aprendizagem colaborativa, e a importância dessa formação, para o
desenvolvimento profissional docente. The development and widespread use of communication networks and the possibility of
collaborative distance learning are providing new training and teaching scenarios whose
contours are not yet fully determined. Such scenarios involve several educational
domains among which teacher training stands foremost, this being at the present
moment a particularly lively field of discussion. The emergence of these new scenarios has led us to try to understand how teacher professional development takes place in collaborative distance learning environments. Such an understanding will contribute towards a training aligned with the needs of permanent education, and will also be able to contribute towards professional teaching development and improving professional practice.
The implementation of a theoretical frame of reference based upon the information
available within the context of permanent education/training, upon the knowledge of the
new electronic means of distance training, appeared to us as fundamental to justify and
orient the investigation. In the aforementioned investigation we have opted for the casestudy
methodology.
Based on this methodology we have studied two teacher training sessions dully credited
and which took the semi-presencial form on the Centro de Formação Contínua de
Professores da Escola Superior de Educação de Bragança1. The distance component
was implemented using the ATutor and ACollab Platforms with which and environment
of interaction an long-distance collaboration was created. From the analysis of these
training sessions we have collected data using several instruments for that purpose.
This collection of information has allowed us to understand the extent to which such
platforms can be used, fore human communication process mediation, to interact and cooperate through the different tools they present. We have identified conditioning
factors of collaborative learning and have tried to understand to what extent they
determine the success of the training process. We have tried as well to determine the relevance and functionality of the pedagogical model used to promote collaborative learning. We also aimed at putting in perspective teacher training in collaborative environments and the importance of such environments to teachers’ professional development.