Autor(es):
Barca, Isabel
; Gago, Marília
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/563
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Este estudo investiga os níveis de argumentação que alunos do 6º ano de
escolaridade apresentam ao raciocinarem sobre fontes primárias com
perspectivas contraditórias, em torno de uma problemática concreta do
passado. Uma amostra de 83 alunos do 6º ano de escolaridade, de uma
escola localizada na periferia de Braga, preencheu um questionário que
propunha a interpretação cruzada de quatro fontes primárias com diferentes
perspectivas. Através de uma análise de dados qualitativa, traçaram-se quatro
perfis conceptuais quanto a níveis de argumentação apresentados pelos
alunos: um perfil menos elaborado, caracterizado por respostas fragmentadas,
um nível intermédio envolvendo uma compreensão global das
mensagens e dois perfis de contornos mais sofisticados, evidenciando uma
opinião ou descentração emergentes. A distribuição mais ou menos equitativa
das respostas pelos perfis traçados indicia que os alunos podem trabalhar
com fontes históricas diversificadas, na aula de História e Geografia de
Portugal. The study explores the levels of arguments given by sixth graders when
reasoning upon contradicting primary sources related with a specific historical
issue. A sample of 83 sixth graders filled in a questionnaire asking for a crossinterpretation
of four primary sources conveying different perspectives. The
school where the study was carried out is located near the city of Braga.
Through a qualitative analysis, four conceptual levels of argumentation
(profiles) were traced: from a less elaborate profile of fragmented responses,
with an intermediate level displaying a global understanding of messages
towards two more sophisticated profiles suggesting an emerging opinion and
decentration. The approximate equivalence of response distribution by profile
suggests that students can use diversified historical sources in the 'History and
Geography of Portugal' class. Cet étude explore des niveaux d’argumentation que des élèves du 6ème anné
présentent sur sources historiques exprimant points de vue différents, sur une
problématique spécifique du passé. Une échantillon constituée par 83 éléves de
la 6ème année (éléves de 11-12 ans) d’ une école dans les arrondissements de
la ville de Braga accomplirent un questionnaire d’interprétation croisée de quatre
sources primaires, avec différentes perspectives. Parmis l’ analyse qualitative
des donnés, quatre profils conceptuels, corréspondant à différents niveaux
d’argumentation, ont été identifiés. Ceux-ci vont d’un profil, moins élaboré,
caractérisé par des réponses fragmentées, en passant par un profil
intermédiaire de compréhension global des méssages, jusqu’à deux profils,
avec contours plus sophistiqués, d' opinion et descentration emergentes. La
distribuition presque équitative des réponses par des profils indicie que des
élèves peuvent travailler avec des sources primaires diversifiées dans la classe
d’ Histoire et Géographie de Portugal.