Document details

Aprender a pensar em História : um estudo com alunos do 6º ano de escolaridade

Author(s): Barca, Isabel cv logo 1 ; Gago, Marília cv logo 2

Date: 2001

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/563

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Este estudo investiga os níveis de argumentação que alunos do 6º ano de escolaridade apresentam ao raciocinarem sobre fontes primárias com perspectivas contraditórias, em torno de uma problemática concreta do passado. Uma amostra de 83 alunos do 6º ano de escolaridade, de uma escola localizada na periferia de Braga, preencheu um questionário que propunha a interpretação cruzada de quatro fontes primárias com diferentes perspectivas. Através de uma análise de dados qualitativa, traçaram-se quatro perfis conceptuais quanto a níveis de argumentação apresentados pelos alunos: um perfil menos elaborado, caracterizado por respostas fragmentadas, um nível intermédio envolvendo uma compreensão global das mensagens e dois perfis de contornos mais sofisticados, evidenciando uma opinião ou descentração emergentes. A distribuição mais ou menos equitativa das respostas pelos perfis traçados indicia que os alunos podem trabalhar com fontes históricas diversificadas, na aula de História e Geografia de Portugal. The study explores the levels of arguments given by sixth graders when reasoning upon contradicting primary sources related with a specific historical issue. A sample of 83 sixth graders filled in a questionnaire asking for a crossinterpretation of four primary sources conveying different perspectives. The school where the study was carried out is located near the city of Braga. Through a qualitative analysis, four conceptual levels of argumentation (profiles) were traced: from a less elaborate profile of fragmented responses, with an intermediate level displaying a global understanding of messages towards two more sophisticated profiles suggesting an emerging opinion and decentration. The approximate equivalence of response distribution by profile suggests that students can use diversified historical sources in the 'History and Geography of Portugal' class. Cet étude explore des niveaux d’argumentation que des élèves du 6ème anné présentent sur sources historiques exprimant points de vue différents, sur une problématique spécifique du passé. Une échantillon constituée par 83 éléves de la 6ème année (éléves de 11-12 ans) d’ une école dans les arrondissements de la ville de Braga accomplirent un questionnaire d’interprétation croisée de quatre sources primaires, avec différentes perspectives. Parmis l’ analyse qualitative des donnés, quatre profils conceptuels, corréspondant à différents niveaux d’argumentation, ont été identifiés. Ceux-ci vont d’un profil, moins élaboré, caractérisé par des réponses fragmentées, en passant par un profil intermédiaire de compréhension global des méssages, jusqu’à deux profils, avec contours plus sophistiqués, d' opinion et descentration emergentes. La distribuition presque équitative des réponses par des profils indicie que des élèves peuvent travailler avec des sources primaires diversifiées dans la classe d’ Histoire et Géographie de Portugal.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU