Author(s):
Santos, Leonel Duarte dos
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5125
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Serviços de informação; Delphi; Adopção de inovação; e-services; Q-sort; Investigação por questionário; Information technology adoption; Adopção de tecnologia; Delphi baseados na web; Serviços de informação online; Structured-case; Metodologia de investigação; Ciência e tecnologia; Innovation
Description
A crescente difusão da Internet na sociedade, nas empresas e na administração pública,
têm conduzido ao aparecimento de cada vez mais serviços online. Particularmente nos últimos
anos tem tido grande desenvolvimento o comércio electrónico e o governo electrónico. A
adopção e difusão de serviços de informação online são muitas vezes mal sucedidas, apesar da
mobilização de muitos recursos humanos e financeiros para a sua implementação.
Compreender melhor os determinantes do seu sucesso na sua adopção e difusão é a motivação
desta investigação.
A abordagem metodológica seguida teve por base a utilização da metodologia structuredcase
com recurso à experiência dos participantes na concepção e exploração de dois serviços de
informação online em ciência e tecnologia, o sistema de informação de ciência e tecnologia
(SICT) e a plataforma nacional de ciência e tecnologia (DeGóis). Nos vários ciclos de
investigação, decorrentes da abordagem metodológica, foi desenvolvido um Delphi com Q-Sort
com três rondas e um Q-Sort. O primeiro método foi submetido a um painel de especialistas,
cujo objectivo foi determinar quais os factores a ter em conta quando se pretende avançar para
a implementação de um serviço de informação online que contribuam para o seu sucesso. O
segundo foi submetido a um painel de especialistas nacionais em ciência e tecnologia com
envolvimento nos estudos de caso analisados.
O principal resultado desta tese foi o desenvolvimento do Modelo de Adopção de
Inovação Online (MAIO) que identifica os factores utilidade percebida, qualidade da
informação e serviços, facilidade de utilização percebida, valor acrescentado e
satisfação percebida como determinantes da intenção de utilização, a qual determina o
comportamento em questão - a utilização efectiva do serviço de informação online. A
tese também inclui um conjunto de recomendações relacionadas com a utilização de inquéritos
baseados na web, com a abordagem metodológica utilizada, com a identificação de um conjunto
de técnicas estatísticas para determinação de consensos em questionários Delphi com dados
organizados em rankings e para determinar os factores que emergem desses rankings. The increasing Internet proliferation in society, companies and public administration is
contributing for the development of new online services. Particularly, in the last years, there
has been an increasing development effort within electronic commerce and electronic
government. The adoption and diffusion of online information services are often badly
succeeded, despite the mobilization of many human and financial resources. To better
understand which factors determine the success of the adoption and diffusion of online
services is the motivation of this study.
We have followed a structured-case methodology using the experience of the participants
in the conception and exploration of two science and technology online information services,
the SICT (Sistema de Informação de Ciência e Tecnologia) and the Portuguese science and
technology national platform (DeGóis). During the research cycles, defined by the
methodological approach, we have developed a Delphi with Q-Sort with three rounds and a QSort.
The first method was submitted to a panel of specialists and its objective was to
determinate the factors to be consider when implementing an online information service that
contribute to its success. The second method was submitted to a panel of science and
technology national specialists with involvement in the analyzed cases-study.
The main result of this thesis was the development of the MAIO model (Modelo de
Adopção de Inovação Online - Online Innovation Adoption Model) which identifies the
perceived usefulness, information and services quality, perceived ease of use,
enhanced value and perceived playfulness factors that determinate the intention to use,
which one determines the behavior in question - the actual use of the online information
service. The thesis also includes a set of recommendations related to the use of web based
inquiries, the used research approach and the identification of a set of statistical techniques to
determine consensuses in Delphi questionnaires with data organized in rankings and to
determine the factors that emerge of these rankings.