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Educação sexual no 1º CEB : argumentação dos professores para a sua (não) conse...

Autor(es): Anastácio, Zélia cv logo 1 ; Carvalho, Graça Simões de cv logo 2 ; Clément, Pierre cv logo 3

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4611

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação sexual; Professores 1º Ciclo


Descrição
Este trabalho teve como objectivo clarificar concepções dos professores do primeiro ciclo do ensino básico relativamente à abordagem da educação sexual neste nível de ensino, por via da argumentação. A metodologia utilizada consistiu em discussões em grupo sobre o tema, pelo que envolveu a realização de cinco focus groups. Destes cinco grupos, quatro foram constituídos por quatro indivíduos e um por apenas três, obtendo-se um total de 19 participantes. As discussões foram moderadas pelas duas investigadoras, decorreram em ambiente de descontracção e duraram cerca de uma hora. Posteriormente, procedeu-se à transcrição das discussões, seguindo-se a respectiva análise de conteúdo, tendo como recurso informático o programa NUD*IST. Apuraram-se as argumentações dos professores de primeiro ciclo para abordar ou não a educação sexual em meio escolar. De um modo geral os professores consideraram difícil a sua implementação na escola por receio das reacções dos pais dos alunos, além de outros factores inerentes ao contexto social; pela falta de clarificação dos conteúdos no plano curricular; e por carência de formação específica para abordar esta temática. No entanto, defendem que deva ser abordada naturalmente de forma a satisfazer a curiosidade e o interesse das crianças.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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