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Sucesso-insucesso escolar : a importância do nível socioeconómico e do género

Autor(es): Saavedra, Luísa cv logo 1

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4415

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Sucesso escolar; Género; Classe


Descrição
Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria «rapariga» nem a categoria «rapaz» são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socio-económico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socio-económico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socio-económico e de níveis socio-económicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socio-económicos e os rapazes dos diferentes níveis socio-económicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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