Detalhes do Documento

Diversidade na identidade : a escola e as múltiplas formas de ser masculino

Autor(es): Saavedra, Luísa cv logo 1

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/4224

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Escola; Identidade; Masculinidade; School; Identity; Masculinity


Descrição
Ao longo das últimas décadas surgiram consideráveis alterações no conceito de género, que confluíram para uma nova concepção da identidade baseada na diversidade associada a determinados grupos sociais. Com base nestes fundamentos é feito um paralelismo entre alguns estudos, elaborados em diferentes períodos e por diferentes autores, sobre a construção das masculinidades em contextos escolares. Destaca-se a pertinência da identificação de várias identidades masculinas e a importância do intercâmbio de conhecimentos entre os contributos feministas e “pro-feministas” para um enriquecimento da teorização e estudos sobre género. Along the last decades considerable changes occurred in gender’s conception, converging for a new vision of identity based in the diversity associated to some social groups. Supported by these assumptions a parallelism is made among some studies, elaborated in different periods and by different authors, about the construction of masculinities at school. It is stressed the relevancy of identification of several masculine identities and the importance of the exchange of knowledge between feminists and "pro-feminists" for an enrichment of the gender theorization and studies on gender.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia