Detalhes do Documento

Indagar e reflectir para melhorar

Autor(es): Cardoso, Elisabete P. C. cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/3338

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Este trabalho tem como objectivo descrever uma experiência pedagógica realizada no âmbito de uma acção de formação pedagógica para docentes da Universidade do Minho entitulada "Transformar a Pedagogia pela Indagação Crítica da Prática". Neste contexto e a partir de um problema ou interesse identificado na sua prática pedagógica, os formandos tinham de desenvolver planos de acção e intervenção no terreno da prática no sentido de, pela reflexão e indagação crítica, melhorarem a qualidade da sua actuação. O problema por mim identificado foi a avaliação da aprendizagem de alunos em cursos de Engenharia à luz de novos processos de ensino mais centrados no aluno. Pretendi com a experiência efectuada estudar e melhorar o processo de avaliação dos alunos que trabalharam num ambiente de ensino/aprendizagem por projecto. Como formalizar, objectivar, tornar mais justa, clara e quantificável, para os alunos, a sua avaliação? A motivação para esta experiência prende-se com dificuldades sentidas, no passado, em proceder à avaliação dos alunos neste ambiente.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia