Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data


Estudos sobre repositórios institucionais e repositórios de recursos educativos...

Cardoso, Elisabete P. C.

Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação ; O potencial dos repositórios digitais online direccionados para o ensino/aprendizagem é vasto, especialmente o daqueles em que os conteúdos são disponibilizados livremente e sem custos de utilização, como meio de promoção da educação e aprendizagem ao longo da vida. No entanto, a sua utilização está muito aquém do esperado e desejado. Colocar um repositório à...


An academic results analysis of a first year interdisciplinary project approach...

Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.; Cardoso, Elisabete P. C.; Leão, Celina Pinto; Flores, Maria Assunção

This paper presents an analysis of academic results of first year Industrial Management and Engineering students, achieved either in a PLE (Project-led Education) or in a non PLE teaching and learning approach. Data collected focuses on students’ grades, including continuous and summative assessment results of four different courses, from the academic year 2006/2007 to 2008/2009. The evaluation indicators used ...


I´m a creative not a programmer! Computer programming for artists supported by ...

Cardoso, Elisabete P. C.; Branco, Pedro; Moreira, Maria Alfredo

Teaching computer programming to artists and designers with no prior programming experience is a challenging task. Programming relies on the ability to observe, analyse, classify and organize thinking, analytically structuring the reasoning, processes with which artists and designers typically are not familiar with or at least do not formalize them in the same way programmers do. The aim of this paper is to sha...


Descrição de um processo de ensino/aprendizagem baseado em projecto

Lima, Rui M.; Cardoso, Elisabete P. C.; Carvalho, Dinis; Pereira, Guilherme

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (LEGI), através dos seus docentes, tem vindo a implementar novos processos de ensino / aprendizagem com o objectivo de melhorar a qualidade dos profissionais que forma. Respondendo ao desafio lançado pela Reitoria da Universidade do Minho para criação de projectos piloto de Aprendizagem Activa (“Active Learning”) de acordo com o espírito da Declaração de Bolonha,...


Indagar e reflectir para melhorar

Cardoso, Elisabete P. C.

Este trabalho tem como objectivo descrever uma experiência pedagógica realizada no âmbito de uma acção de formação pedagógica para docentes da Universidade do Minho entitulada "Transformar a Pedagogia pela Indagação Crítica da Prática". Neste contexto e a partir de um problema ou interesse identificado na sua prática pedagógica, os formandos tinham de desenvolver planos de acção e intervenção no terreno da prá...


Transformar uma disciplina no âmbito de Bolonha

Cardoso, Elisabete P. C.; Pimenta, Pedro C. C.

O movimento europeu, decorrente do Processo de Bolonha, lança um grande desafio às Instituições de Ensino no sentido da reforma dos seus planos de estudo e da alteração dos métodos de ensino/aprendizagem, que se devem centrar principalmente no aluno. O processo despoletado por esta Declaração deverá constituir uma oportunidade para repensar a formação dos nossos alunos, no sentido de transformar a educação univ...


Frutos da formação PLEE

Cardoso, Elisabete P. C.; Almeida, Luís de; Lopes, Sérgio F.; Lourenço, Júlia; Oliveira, Lia Raquel; Pontes, A. J.

Apresentação no Seminário "Experiências de aprendizagem por projecto na UM”. Campus de Azurém, Guimarães, 16 Fevereiro 2004, pelo GIPEEP - Grupo Interdisciplinar de Promoção do Ensino de Engenharia por Projectos. ; Esta comunicação baseia-se num projecto apresentado, no âmbito dos objectivos expressos na Circular RT-23/2003, por um Grupo Interdisciplinar de Promoção do Ensino de Engenharia por Projectos (GIPEE...


Práticas de ensino-aprendizagem baseado em projecto

Cardoso, Elisabete P. C.

Aprender, qualquer que seja a matéria, é um processo difícil, que exige empenho, dedicação e disciplina, e o aluno é o agente desse processo. O Método de Ensino/Aprendizagem Cooperativo e por Projecto promove uma atitude activa e participativa por parte do aluno. Neste método, o processo de aprendizagem resulta da actividade que os estudantes desenvolvem na resolução de um dado problema, utilizando informação d...


Uso de forum no ensino cooperativo de programação

Cardoso, Elisabete P. C.; Pimenta, Pedro C. C.

A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito de actividades de ensino / aprendizagem, necessita de aliar, à disponibilidade efectiva dessas tecnologias, estratégias de integração nas actividades lectivas que permitam a satisfação das expectactivas dos docentes e dos alunos. Este artigo descreve a utilização de um forum numa disciplina de introdução à programação numa perspectiva de partilha...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia