Autor(es):
Silva, Ana Maria Costa e
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/3319
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Tese de Doutoramento em Educação - Área de Conhecimento Desenvolvimento Curricular. Este trabalho assume como eixo central a relevância da formação na sociedade contemporânea. Dominados pela urgência da intervenção formativa que decorre dos apelos à ‘aprendizagem ao longo da vida’, as organizações e os indivíduos vêm-se confrontados com um modelo de ‘sujeito aprendente’, cuja incidência nos merece particular atenção.
No trabalho que agora apresentamos incidimos num estudo de caso – uma equipa multidisciplinar da administração pública – no qual perscrutamos as lógicas subjacentes aos processos de formação, quer dos indivíduos e suas disposições, quer da organização e seus dispositivos, lógicas que se articulam com o trabalho e a profissão e dão conta de (pre)disposições diversificadas por parte dos indivíduos.
O estudo que realizámos inscreve-se no paradigma de investigação qualitativa. Tendo sido mobilizadas um conjunto de técnicas e instrumentos no acesso à informação, privilegiámos as narrativas biográficas, centradas nas trajectórias de formação e profissionais, como especialmente pertinentes para o acesso aos significados relevantes do ponto de vista dos indivíduos e das suas experiências biográficas.
A epistemologia interpretativa, que nos orientou na análise dos dados de investigação através do recurso à categorização emergente, à comparação constante e à análise estrutural do discurso, permitiu-nos a construção de um texto analíticointerpretativo que visa dar conta de diversas categorias emergentes dos discursos e dos sentidos vividos nas trajectórias biográficas individuais.
Salientam-se como elementos relevantes, emergentes da experiência vivida e dos sentidos expressos, lógicas diversificadas e trajectórias idiossincráticas, mas todas elas entrelaçadas por relações densas entre espaços-tempos de formação e espaços-tempos de trabalho. São espacialidades e temporalidades frequentemente heterogéneas; no entanto, povoadas de acções e interacções que contribuem para dinâmicas identitárias (re)construídas no âmago de negociações intensas entre o interior e o exterior, entre expectativas e possibilidades, ent re identidade para si e identidade para o outro, ao longo das trajectórias biográficas singulares que desafiam a um olhar crítico para os desígnios da educação e da formação. This work has, as a central core, the relevance of training in contemporary
society. Dominated by the urgency of training intervention that comes from the appeals
of ‘life- long learning’, organizations and individuals are confronted with a model of a
‘learning subject’, the incidence of which merits particular attention.
In the work we are now presenting, we focus on a case study — a multi-disciplinary
team of public administration — in which we investigate the logics subjacent to training processes, either of individuals and their dispositions, or the organization and its devices, logics that articulate with the work and the profession and take into account
diverse (pre)dispositions on the part of the individuals.
The study we accomplished is inscribed in the paradigm of qualitative research.
Having a group of techniques and tools in accessing information been mobilized, we
privileged biographical narratives, centered on the training and professional trajectories,
especially pertinent to access relevant meanings from the point of view of individuals
and their biographical experiences.
The interpretative epistemology, that oriented us in the analysis of the research data through recourse to the emerging categorization, to constant comparison, and to
structural analysis of the discourse, allowed the construction of an analyticinterpretative
text that has in mind taking into account diverse emerging categories of the discourses and the experienced meanings in the individual biographical trajectories.
Diverse logics and idiosyncratic trajectories are enhanced as relevant elements,
emerging from lived experience and from expressed meanings, but all of them intertwined by dense relationships between space-times of training and space-times of work.
They are frequently heterogeneous spaces and times; however, filled with actions and
interactions that contribute to identity dynamics (re)constructed in the heart of intense negotiations between the internal and the external, between expectations and
possibilities, between self- identity and identity towards others, throughout the singular biographical trajectories that challenge a critical look for the aims of education and training. L’importance de la formation dans la société contemporaine constitue l’axe central de ce travail. Dominés par l’urgence de l’intervention formative qui découle des appels à «l’apprentissage tout au long de la vie », les organisations et les individus se retrouvent confrontés à un modèle de « sujet apprenant », dont l’incidence mérite une
attention toute particulière de notre part.
Dans ce travail, nous nous sommes basés sur l’étude de cas d’une équipe
multidisciplinaire de l’administration publique, étude dans laquelle nous avons examiné
les logiques sous jacentes aux processus de formation, que ce soit ceux des individus et
de leurs dispositions ou ceux de l’organisation et de ses dispositifs. Ces logiques s’articulent avec le travail et la profession et rendent compte de (pré)dispositions diversifiées de la part des individus.
L’étude que nous sommes réalisés s’inscrit dans le paradigme d’une recherche
qualitative. Un ensemble de techniques et d’instruments ayant été mobilisé pour l’accès
à l’information, nous avons privilégié les narratives biographiques centrées sur les
trajectoires de formation et les trajectoires professionnelles, celles-ci étant tout
particulièrement pertinentes pour l’accès aux significations les plus marquantes du point
de vue des individus et de leurs expériences biographiques.
L’épistémologie interprétative, qui nous a orientés dans l’analyse des données de
recherche à travers le recours à la catégorisation émergente, à la comparaison constante et à l’analyse structurelle du discours, nous a permis de construire un texte analytique/interprétatif qui tend à rendre compte des diverses catégories émergentes des discours et des sens vécus lors des trajectoires biographiques individuelles.
Nous soulignons, en tant qu’éléments relevants, issus de l’expérience vécue et
des sens exprimés, les logiques diversifiées et les trajectoires idiosyncrasiques, toutes
reliées par des relations denses entre espaces-temps de formation et espaces-temps de travail. Ce sont des spatialités et des temporalités fréquemment hétérogènes bien que peuplées d’actions et d’interactions qui contribuent à des dynamiques identitaires
(re)construites au cœur de négociations intenses entre l’intérieur et l’extérieur, entre
attentes et possibilités, entre identité pour soi et identité pour l’autre, le long de
trajectoires biographiques singulières qui déclenchent un regard critique pour les
objectifs de l’éducation et de la formation.