Detalhes do Documento

Question??rio de Percep????es Acad??micas-Expectativas : contributos para a sua...

Autor(es): Ara??jo, Alexandra Maria Dantas de Castro cv logo 1 ; Costa, Alexandra Ribeiro cv logo 2 ; Casanova, Joana R. cv logo 3 ; Almeida, Leandro S. cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/30121

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino superior; Expectativas acad??micas; Estudantes do primeiro ano; Adapta????o e sucesso acad??mico; Higher education; Academic expectations; First year students; Adjustment and academic success


Descrição
Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" O estudo das expectativas acad??micas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua import??ncia na qualidade da adapta????o, persist??ncia e sucesso acad??mico no Ensino Superior. O Question??rio de Percep????es Acad??micas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Dea??o, et al.,2012) constitui um instrumento de avalia????o destas expectativas, avaliando as mesmas em sete dimens??es distintas: Forma????o para o Emprego e Carreira, Desenvolvimento Pessoal e Social, Mobilidade Estudantil, Envolvimento Pol??tico e Cidadania, Press??o Social, Qualidade da Forma????o, e Intera????o Social. Este estudo procura evid??ncias de validade interna (atrav??s do estudo da dimensionalidade) e externa (atrav??s do estudo das rela????es com a prepara????o acad??mica pr??via, op????o do curso, e certeza na escolha do question??rio. A amostra ?? constitu??da por 316 estudantes do primeiro ano (50.3% homens; M idade=18.32; DP=0.92), que ingressam pela primeira vez no Ensino Superior. Os resultados sugerem que os estudantes reportam as suas expectativas em seis das sete dimens??es propostas originalmente no question??rio, observando-se correla????es entre dimens??es espec??ficas das expectativas e duas vari??veis crit??rio usadas no estudo (prepara????o acad??mica pr??via e certeza na escolha). Estes resultados, no seu conjunto, sugerem a adequa????o do QPA-E para a avalia????o e descri????o das motiva????es e aspira????es com que os estudantes acedem ao Ensino Superior.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia