Autor(es):
Ru??o, Teresa
; Marinho, Sandra
; Balonas, Sara
; Melo, Ana Guilhermina Seixas Duarte
; Lopes, Ana Isabel Loureiro
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/30023
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Reconhecimento; Notoriedade; Marca; Recognition; Notoriety; Brand
Descrição
Uma empresa multinacional alem?? de renome mundial no mercado dos componentes
para autom??vel, com f??brica a funcionar na cidade de Braga, em Portugal, identificou
como necessidade, para melhoria da comunica????o, um estudo de imagem da marca
junto da comunidade envolvente. A equipa de investiga????o do Centro de Estudos de
Comunica????o e Sociedade da Universidade do Minho determinou, como orienta????o de
an??lise, a pesquisa do fen??meno da notoriedade.
Na verdade, a notoriedade corresponde ao grau de reconhecimento (memoriza????o e
consci??ncia) de uma marca por parte dos seus p??blicos-alvo e aproxima-se do fen??meno
da imagem. Contudo, a imagem ?? um conceito mais lato, que integra todo o tipo de
perce????es desenvolvidas pelos p??blicos da empresa em rela????o ??s manifesta????es da
marca. Raz??o pela qual o design de pesquisa foi definido de modo a incidir sobre o
n??vel de reconhecimento da marca-f??brica junto da popula????o do concelho de Braga
onde est?? instalada. O grau de reconhecimento e consci??ncia de marca ?? apontado por
muitos especialistas como um primeiro n??vel do estabelecimento de uma imagem
positiva, pelo que se revelava importante para multinacional conhecer o grau de
notoriedade de que goza na regi??o onde se insere, enquanto informa????o essencial para
atingir os seus objetivos estrat??gicos.
Identificada a orienta????o da pesquisa a realizar, como um estudo de notoriedade da
marca, a equipa de investiga????o desenvolveu um modelo de an??lise com base em
propostas reconhecidas no campo da comunica????o organizacional e de marca (Aaker,
1991, 1996; Keller, 2003; Ru??o, 2006; e outros). O modelo estabeleceu que o estudo do
fen??meno deveria partir de duas dimens??es: o tipo de notoriedade e os impulsionadores
de notoriedade. Depois, tendo em conta este modelo te??rico, identific??mos a
necessidade de auscultar dois grupos de stakeholders da regi??o: a popula????o em geral e
os trendsetters ou l??deres de opini??o locais.
Este artigo apresenta os resultados do estudo de notoriedade descrito, que evidencia as
particularidades da comunica????o de uma marca multinacional que sofre de influ??ncias
de natureza cultural e social nas suas rela????es de proximidade, no caso, na rela????o com
a comunidade local.