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A publicidade a favor de causas sociais: caracterização do fenómeno em Portugal...

Balonas, Sara

Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (área de especialização em Sociologia da Comunicação e da Informação) ; Este é um trabalho que se interroga sobre o papel da publicidade na sociedade. Para isso, partimos da visão da publicidade tal como tem vindo a ser reconhecida para, progressivamente, procurarmos pistas no sentido da reconfiguração do seu papel social, nomeadamente, quanto ao possível contrib...


Advertising co-creation and the engagement factor

Melo, Ana Duarte; Balonas, Sara

In 2009, McDonald's launched a new interactive sign at Picadilly Circus, one of the most visited places in London. There, passers-by could interact with moving images displayed on McDonald's giant LED screen. Visitors could take an interactive role at one of London's most photographed locations. The interactive sign has displayed several pictures in motion, with objects chosen to be in interaction with people...


New religious communication processes : “creative destruction” in contents - ca...

Balonas, Sara

We are living a time of intense renovation in what concerns the way the Catholic Church interacts with its citizens. In a certain sense, the “creative destruction” defended by Schumpeter (1942) also applies to the world of religion, once the new technologies have been replacing other ways of getting in touch with people. New paradigms and the notion that speech should become closer, leads the Church to adher...


Publicidade e mudança comportamental na saúde : diagnóstico das campanhas de pr...

Balonas, Sara

Apresentação efetuada no SOPCOM Comunicação Global e Cultura e Tecnologia, em Lisboa, Portugal, 2013 ; Novos campos de atuação desafiam a publicidade. Às tradicionais funções decorrentes das sociedades industrializadas, expressas na publicidade comercial, junta-se, mais recentemente, a tarefa de agir em prol da mudança social, interpelando o indivíduo e procurando influenciar o seu comportamento, numa narrativ...


Estudar a notoriedade das marcas : o caso de uma multinacional em Portugal

Ru??o, Teresa; Marinho, Sandra; Balonas, Sara; Melo, Ana Guilhermina Seixas Duarte; Lopes, Ana Isabel Loureiro

Uma empresa multinacional alem?? de renome mundial no mercado dos componentes para autom??vel, com f??brica a funcionar na cidade de Braga, em Portugal, identificou como necessidade, para melhoria da comunica????o, um estudo de imagem da marca junto da comunidade envolvente. A equipa de investiga????o do Centro de Estudos de Comunica????o e Sociedade da Universidade do Minho determinou, como orienta????o de an?...


O despertar da publicidade cidadã

Balonas, Sara

Comummente entendida como ferramenta de apologia ao consumo e, muitasvezes, num sentido pejorativo, a publicidade está historicamente ligada à área daeconomia. Contudo, sempre foi muito mais do que um instrumento de vendas. O seudiscurso fascina, envolve, emociona. É socialmente integrador. Compreender esta forçapersuasiva é uma premissa fundamental para se entender o alargamento da esfera dapublicidade, do con...

Data: 2012   |   Origem: Comunicação e Sociedade

O fator comunicação na profissionalização do terceiro setor

Balonas, Sara

Num contexto em que as grandes questões sociais que afetam comunidades e indivíduos persistem - como a fome, o desemprego, as alterações climáticas, as assimetrias sociais, as doenças, entre tantas outras - temos vindo a assistir a uma verdadeira profissionalização da sociedade civil, que se tem vindo a organizar de forma crescente, dando lugar às instituições do terceiro setor ou organizações sem fins lucrativ...


The third sector and the imperative of professionalization

Balonas, Sara

The era of generous philanthropy has led to social responsibility strategies by companies, aligned with corporate values, but also guided by the confidence in the nonprofit organizations, concerning their capacity of effective social return. In order to capture the companies’ attention and survive in a strongly disputed market, the third sector organizations need to learn the best management practices and corp...


Internet as a missionary tool 2.0

Balonas, Sara

In a case study presented in 2010 (IAMCR Braga, Portugal) we decided to look at communications strategies in the religion sector. The presented study was focused on the analysis of a campaign launched in Portugal by Secretariado das Vocações in 2009. Under the claim “Discover a world you think you already know. Open your mind to www.myspace.com/vocacoes”, this national campaign uses a social network page where ...


Publicidade de carácter social : caracterização e cambiantes do fenómeno em Por...

Balonas, Sara; Cabecinhas, Rosa

Uma pesquisa levada a cabo no âmbito de um projecto de investigação permitiu iniciar um trajecto de mapeamento da publicidade de carácter social em Portugal. A pesquisa efectuada incidiu entre os anos de 1992 a 2005, tornando possível começar a compreender a consistência desta nova função da publicidade, sobretudo se tivermos em mente que esta área sempre esteve conotada com lógicas de mercado. O seu atributo s...


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