Detalhes do Documento

Diversificação de materiais e estratégias no ensino-aprendizagem da matemática ...

Autor(es): Alves, Manuel António Melo cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Barros, António M. cv logo 3

Data: 1997

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/2955

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação matemática; Teoria dos números; Aprendizagem matemática


Descrição
Descreve-se um programa de facilitação das aprendizagens na matemática, centrado na diversificação de materiais e de estraégias de ensino com alunos do 7º ano de escolaridade. Este programa, centrado na "teoria dos números", foi aplicado nalgumas turmas de escolas públicas do distrito de Braga, havendo outras turmas de controlo quer leccionados por professores aplicadores do programa, quer por outros professores. Vários indicadores de aquisições na matemática ou de desempenho cognitivo, recorrendo a material numérico, foram usados no pré-teste e pós-teste. Os resultados nas provas de desempenho apontam para a eficácia do programa, no entanto os alunos do grupo experimental apresentavam no final auto-percepções e atitudes em relação à matemática mais negativas. Este facto parece sugerir que o programa terá aumentado a consciência crí­tica dos alunos no auto-confronto ao longo das sessões entre as capacidades possuí­das e as exigências das tarefas matemáticas, efeito que importa aprofundar e atender em futuras aplicações de programas similares.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia