Se presentan los datos preliminares de la versión española de la Escala Expectativas Generalizadas de Control (BEEGC), basada en la teoría del control personal de Palenzuela (1988). De acuerdo con esta teoría, la BEEGC evalúa 3 dimensiones de las expectativas de control: Locus de Control (LOC), Auto-eficacia (SE) y Expectativa de Éxito (EOS). El locus de control es concebido con un constructo con 3 dimensiones ...
Descreve-se um programa de facilitação das aprendizagens na matemática, centrado na diversificação de materiais e de estraégias de ensino com alunos do 7º ano de escolaridade. Este programa, centrado na "teoria dos números", foi aplicado nalgumas turmas de escolas públicas do distrito de Braga, havendo outras turmas de controlo quer leccionados por professores aplicadores do programa, quer por outros professore...
Tomando uma amostra de 104 alunos do 7º e 10º ano de escolaridade, procedeu-se a uma recolha das suas atribuições causais para o rendimento escolar nas disciplinas de matemática e português. Apenas em duas atribuições os resultados apresentam diferenças estatísticas em relação a essas duas disciplinas: a dificuldade dos testes (maior influência no rendimento na matemática) e as explicações dos professores (mais...
Este artigo apresenta alguns resultados preliminares de um amplo projecto de investigação que visa estudar um conjunto de dimensões sócio-cognitivo-motivacionais (crenças, valores, normas subjectivas e atitudes) determinantes da intencionalidade dos condutores portugueses para cometerem determinadas transgressões. O objectivo fundamental desta investigação tem a ver com a predição e a compreensão da intencional...
Os primeiros trabalhos em Psicologia Escolar orientados para a explicação das dificuldades de aprendizagem ou dos níveis de desempenho tomaram quase exclusivamente as variáveis intelectuais. Se ainda hoje tais variáveis são justamente consideradas, certo é que duas novas orientações são agora tomadas. Em primeiro lugar, é possível considerar não somente a inteligência como variável independente dos níveis de re...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |