Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Una versión española de una bateria de escalas de expectativas generalizadas de...

Palenzuela, David L.; Prieto, Gerardo; Barros, António M.; Almeida, Leandro S.

Se presentan los datos preliminares de la versión española de la Escala Expectativas Generalizadas de Control (BEEGC), basada en la teoría del control personal de Palenzuela (1988). De acuerdo con esta teoría, la BEEGC evalúa 3 dimensiones de las expectativas de control: Locus de Control (LOC), Auto-eficacia (SE) y Expectativa de Éxito (EOS). El locus de control es concebido con un constructo con 3 dimensiones ...


Diversificação de materiais e estratégias no ensino-aprendizagem da matemática ...

Alves, Manuel António Melo; Almeida, Leandro S.; Barros, António M.

Descreve-se um programa de facilitação das aprendizagens na matemática, centrado na diversificação de materiais e de estraégias de ensino com alunos do 7º ano de escolaridade. Este programa, centrado na "teoria dos números", foi aplicado nalgumas turmas de escolas públicas do distrito de Braga, havendo outras turmas de controlo quer leccionados por professores aplicadores do programa, quer por outros professore...


Atribuições causais para o rendimento escolar a Matemática e Português

Cruz, José Fernando A.; Barros, António M.; Melo, Bárbara Teixeira e Melo; Coelho, Sílvia

Tomando uma amostra de 104 alunos do 7º e 10º ano de escolaridade, procedeu-se a uma recolha das suas atribuições causais para o rendimento escolar nas disciplinas de matemática e português. Apenas em duas atribuições os resultados apresentam diferenças estatísticas em relação a essas duas disciplinas: a dificuldade dos testes (maior influência no rendimento na matemática) e as explicações dos professores (mais...


Avaliação das atitudes e da intencionalidade dos condutores em cometer transgre...

Barros, António M.

Este artigo apresenta alguns resultados preliminares de um amplo projecto de investigação que visa estudar um conjunto de dimensões sócio-cognitivo-motivacionais (crenças, valores, normas subjectivas e atitudes) determinantes da intencionalidade dos condutores portugueses para cometerem determinadas transgressões. O objectivo fundamental desta investigação tem a ver com a predição e a compreensão da intencional...


Dimensões sociocognitivas do desempenho escolar

Barros, António M.; Almeida, Leandro S.

Os primeiros trabalhos em Psicologia Escolar orientados para a explicação das dificuldades de aprendizagem ou dos níveis de desempenho tomaram quase exclusivamente as variáveis intelectuais. Se ainda hoje tais variáveis são justamente consideradas, certo é que duas novas orientações são agora tomadas. Em primeiro lugar, é possível considerar não somente a inteligência como variável independente dos níveis de re...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data




Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia