Autor(es):
Ribeiro, Fábio Fonseca
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/29469
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Media; Radio; Participação
Descrição
Tem sido sob o signo da participação de leitores, ouvintes e telespectadores que muitos estudos têm pensado, em tempos mais recentes, os desafios do digital e da potencial interactividade entre aqueles que, classicamente, nos tínhamos habituado a reconhecer na qualidade de emissores e receptores. Da política aos media, passando especificamente pelo jornalismo, o conceito de participação tem-se, na verdade, revestido de significativa relevância. Central na reconfiguração do discurso mediático, a participação do cidadão nas produções dos media, quer ao nível do entretenimento quer da informação, tem sido apresentada como um dos pilares constituintes de uma cultura interactiva. Elementar também no campo da literacia mediática, o conceito de participação é hoje, na verdade, indispensável à análise sociológica do aparelho mediático, porque está associado a uma transformação generalizada da lógica de funcionamento dos media. Esta é a convicção orientadora de um estudo realizado a partir do meio radiofónico acerca das motivações para participar em espaços abertos ao eco das audiências. Numa abordagem exploratória desta problemática, desenvolvida no contexto de uma tese de mestrado apresentada em Julho de 2008, na Universidade do Minho, tomámos como pretexto o programa Fórum da TSF para questionar as razões que levam à participação dos ouvintes num espaço de opinião pública. São os resultados desta
investigação que nos propomos apresentar, apontando para a pertinência de uma pesquisa mais aprofundada que permita caracterizar a participação como género central na programação de estações de rádio e televisão, como género emergente na imprensa e como oportunidade francamente potenciada nos espaços on-line.