Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Letting people talk in media? Portrait and problems of citizens’ participation ...

Lopes, Felisbela; Ribeiro, Fábio Fonseca; Neto, Ivo Emanuel Campos Machado

Apresentado no Congresso MILID WEEK 2012 sobre "Media literacy and intercultural dialogue" ; Today’s media landscape resembles much of León’s (2010) interpretation of «a new informational ecosystem». However changes are not exclusively in terms of the content, as «drama, comic and spectacular» (Meyer, 2003) emerge as frequent news value in current media productions. Journalism, in particular, seems to demonstr...


Entre o ecrã e o teclado. A participação dos leitores no comentário às notícias...

Ribeiro, Fábio Fonseca

Sob o signo de uma geração pós-eletrónica, que se enreda e anseia pela posse de dispositivos técnicos e tecnológicos (Tornero, 2004), vários têm sido os estudos que têm vindo a problematizar, do ângulo das Ciências da Comunicação, a introdução dos cidadãos na agenda mediática, mais concretamente no jornalismo (Ribeiro, 2013; Dahlgren, 2006; Winocur, 2003). De acordo com a inspiração mais recente de algumas de...


Políticas de integração do ouvinte na rádio : a opinião do público ainda conta?

Ribeiro, Fábio Fonseca

Historicamente, a rádio tem vindo a desenvolver uma relação muito especial com os ouvintes a partir do telefone. Informações sobre o tráfego automóvel, programas animados com as  músicas  pedidas  pelo  público  configuram  apenas  alguns  dos  casos  desta  ideia  e 'rádio participada'. No seio dos estudos em Ciências da Comunicação, a integração do cidadão no  discurso mediático apresenta‐se frequentemente so...


A participação dos cidadãos nos média portugueses : estímulos e constrangimentos

Ribeiro, Fábio Fonseca

Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (área de especialização em Sociologia da Comunicação) ; Será porventura intrínseco à natureza dos meios de comunicação social um determinado apelo à implicação daqueles a quem se dirigem (Wolton, 2009; Carpentier & Cleen, 2008). No caso específico do jornalismo, discute-se hoje a natureza de uma eventual maior propensão de trocas comunicativas entre os média e os...


Abordagem de questões socio-científicas controversas no 1º CEB

Ribeiro, Fábio Fonseca

Nunca a Ciência e a Tecnologia tiveram tanta influência na sociedade como na atualidade. Este crescente efeito cientifico-tecnológico no seio da população, por vezes, desencadeia fortes reações, o que se traduz em controvérsias de origem científica e tecnológica, ou seja, controvérsias socio-científicas. Estas controvérsias dizem respeito tanto à comunidade científica como à população em geral e são o resultado...


El lugar de la participación de los ciudadanos en los medios : el caso del prog...

Ribeiro, Fábio Fonseca

En el espectro de los estudios sobre alfabetización mediática, el concepto de ‘participación’ recoge una importancia cada vez más preponderante. Para llegar a este punto, no sólo han contribuido las recomendaciones de la Comisión Europeai de 2009 que concibe el envolvimiento cívico en los medios como una señal de una democracia activa de los ciudadanos y del incremento del dialogo intercultural, sino otros trab...


Entre o desinteresse pela formação de opinião e a vontade de mudar o mundo : a ...

Ribeiro, Fábio Fonseca

No seio dos estudos sobre literacia mediática, o conceito de ‘participação’ assume uma relevância cada vez mais notada. Para tal concorrem não só as recomendações da Comissão Europeia de 2009 (perspectivando este termo no âmbito de uma democracia «activa dos cidadãos e do incremento do diálogo intercultural»), mas também de diversos trabalhos como o Study for Assessment for Media Criteria Levels (Outubro de 200...


A TV portuguesa à procura de cumprir uma promessa de participação

Lopes, Felisbela; Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva; Neto, Ivo Emanuel Campos Machado; Ribeiro, Fábio Fonseca

O presente artigo parte de um questionamento do que designamos a promessa de participação. Se há, de facto, um discurso recorrente sobre as novas tecnologias da comunicação e da informação, dele faz certamente parte um refrão discursivo, intensamente repetitivo, que não cessa de prometer uma acessibilidade generalizada à informação em circulação global, que comporta em si, e convoca, a possibilidade de uma no...



Entre el marketing mediático y el verdadero sentido de la participacion ciudada...

Ribeiro, Fábio Fonseca

Hoy es casi imposible negar que las capacidades interactivas presentadas por los nuevos medios y soportes han despertado un debate cada vez más intenso sobre la participación de los lectores, oyentes y telespectadores en los medios (Kelly, 2009, Rheingold, 2008, Carpentier & de Cleen, 2008). Desde la política hasta la cultura, pasando por la economía o la educación, la dimensión de la participación se relacion...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data






Tipo de Documento






Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia