Author(s):
Ribeiro, Fábio Fonseca
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29414
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Rádio; Opinião pública; Participação; Radio; Public opinion; Participation; Opinión pública; Participación
Description
Historicamente, a rádio tem vindo a desenvolver uma relação muito especial com os ouvintes a partir do telefone. Informações sobre o tráfego automóvel, programas animados com as
músicas pedidas pelo público configuram apenas alguns dos casos desta ideia e 'rádio participada'. No seio dos estudos em Ciências da Comunicação, a integração do cidadão no
discurso mediático apresenta‐se frequentemente sob o conceito de 'participação nos média' (Wasko & Mosco, 1992, Carpentier, 2011). Relembrando um célebre diálogo entre Lippman
(1927) e Dewey (1932), sobre as virtualidades e condicionalismos da intervenção do público nos média, procuramos entender de que forma a rádio em Portugal permite a integração do
público na sua linha editorial, a partir de um estudo de caso sobre o Fórum TSF, da TSF-Rádio Notícias. Avaliamos o espaço público que ali se constrói diariamente, os temas debatidos, o
perfil dos convidados pela produção, os ritmos de intervenção, entre outros aspetos. Throughout its history, radio has been using telephone to create a very special bond with their
listeners. Traffic information, audience requests in music shows can only demonstrate this idea
of a 'participated radio'. In the grasp of Communication Sciences studies, the integration of
audiences in the media discourse has been conceptualized as 'participation in the media'
média' (Wasko & Mosco, 1992, Carpentier, 2011). Following the important discussion fostered
by Lippman (1927) e Dewey (1932), we would like to question current policies which deal with
audiences' integration in the media, taking into account one of most important public opinion
programmes in Portuguese radio, such as Fórum TSF, from TSF Rádio‐Notícias. Históricamente, la radio ha desarrollado una relación muy especial con los oyentes desde el
teléfono. Informaciones sobre el tráfico de coches, programas que utilizan las canciones
solicitadas por el público constituyen sólo algunos de los casos de esta idea de "radio
participativa". Dentro de los estudios de Ciencias de la Comunicación, la integración de los
ciudadanos en el discurso de los medios a menudo se presenta bajo el concepto de
"participación en los medios de comunicación" (Mosco y Wasko, 1992, Carpentier, 2011).
Recordando un célebre diálogo entre Lippman (1927) y Dewey (1932), acerca de las
potencialidades y limitaciones de la intervención pública en los medios de comunicación, que
tratamos de comprender cómo la radio en Portugal permite la integración de los ciudadanos
en su línea editorial, a partir de un estudio de caso del Fórum TSF, de TSF ‐ Rádio Notícias.
Evaluamos el espacio público que se construye todos los días, los temas discutidos, el perfil de
los invitados para la producción, los ritmos de la habla, entre otras cosas.