Detalhes do Documento

O projeto – suas potencialidades na criação de “contextos reais” para a abordag...

Autor(es): Pires, Maria da Conceição cv logo 1 ; Carvalho, José António Brandão cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28389

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
É frequente ouvirmos referências à natureza fictícia e descontextualizada dos textos escritos nas aulas de língua, dos quais o professor é quase sempre o único destinatário. Contudo, está comprovado que o contexto de produção é fundamental no processo de construção de um texto, tendo implicações na determinação das suas características e no seu enquadramento no âmbito de um determinado género textual. Os mais recentes trabalhos no domínio da didática da escrita vêm defendendo que a dimensão contextual deve assumir um lugar central na abordagem da escrita em ambiente pedagógico e salientam a importância da transposição dessa abordagem para contextos reais de uso, pois ajuda os alunos a compreender a importância e o alcance da sua produção textual, potenciando o desenvolvimento das suas competências e saberes. A integração das atividades de escrita em projetos que envolvem a escola e a comunidade constitui uma forma de responder às limitações acima referidas. O projeto que aqui descrevemos implica uma abordagem da escrita que abarca múltiplas relações com o meio envolvente, exigindo a produção de textos muito diversos para múltiplos destinatários. A análise dos textos produzidos pelos alunos, cuja evolução é notória, demonstra as potencialidades dessa abordagem na promoção de aprendizagens significativas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia