Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em...
Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em...
O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma compa...
A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola,...
É frequente ouvirmos referências à natureza fictícia e descontextualizada dos textos escritos nas aulas de língua, dos quais o professor é quase sempre o único destinatário. Contudo, está comprovado que o contexto de produção é fundamental no processo de construção de um texto, tendo implicações na determinação das suas características e no seu enquadramento no âmbito de um determinado género textual. Os mais r...
O objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino. Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimen...
In this article we analyse Portuguese postgraduate students’ problems and difficulties when performing written tasks in the context of postgraduate programmes. The data presented are the result of a study based on two different data collection procedures: a) the analysis of students’ written work, organised in a portfolio; b) a questionnaire focussing on the difficulties encountered when performing different ta...
No presente texto, procura-se perspetivar a escrita enquanto objeto escolar numa lógica de planos sucessivos e articulados: num primeiro plano, situamos a relação entre o sujeito (que aprende a escrever) e a escrita (o objeto da aprendizagem) no contexto da aula de língua; a relação da escrita com os outros domínios de uso da linguagem, também eles objetos de ensino-aprendizagem, constitui o segundo plano da no...
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