Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

A escrita na escola: uma visão integradora

Carvalho, José António Brandão; Universidade do Minho

Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

A escrita na escola : uma visão integradora

Carvalho, José António Brandão

Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em...


Literacia académica : da escola básica ao ensino superior – uma visão integradora

Carvalho, José António Brandão

O presente texto aborda a questão da literacia académica, perspetivando-a ao longo de todo o percurso que o aluno realiza desde a sua entrada na escola até à frequência do ensino superior.Apresenta-se o contexto académico como um contexto específico de uso da linguagem, destacando-se o papel da leitura e da escrita nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. Procede-se a depois uma compa...


Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar po...

Carvalho, José António Brandão

A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola,...


O projeto – suas potencialidades na criação de “contextos reais” para a abordag...

Pires, Maria da Conceição; Carvalho, José António Brandão

É frequente ouvirmos referências à natureza fictícia e descontextualizada dos textos escritos nas aulas de língua, dos quais o professor é quase sempre o único destinatário. Contudo, está comprovado que o contexto de produção é fundamental no processo de construção de um texto, tendo implicações na determinação das suas características e no seu enquadramento no âmbito de um determinado género textual. Os mais r...


Escrever para aprender: contributo para a caracterização do contexto português

Carvalho, José António Brandão; Centro de Investigação em Educação (CIEd) – Universidade do Minho

O objectivo deste texto é contribuir para uma reflexão sobre o papel que a escrita, enquanto instrumento de aprendizagem, pode desempenhar no contexto da escola, independentemente do nível de ensino. Começa-se por fazer um enquadramento teórico no qual, a partir da descrição do processo de escrita e da caracterização de algumas dimensões de uso da linguagem escrita, se evidencia as potencialidades do envolvimen...

Data: 2012   |   Origem: Interacções


Aula de língua : interação e reflexão

Carvalho, José António Brandão, org.; Barbeiro, Luís Filipe, org.; Pereira, Luísa Álvares, org.; Silva, António Cravalho da, org.


Moving from graduation to post-graduation in portuguese universities : changing...

Carvalho, José António Brandão

In this article we analyse Portuguese postgraduate students’ problems and difficulties when performing written tasks in the context of postgraduate programmes. The data presented are the result of a study based on two different data collection procedures: a) the analysis of students’ written work, organised in a portfolio; b) a questionnaire focussing on the difficulties encountered when performing different ta...


Ensinar e aprender a escrever no século XXI : (re)configurando um velho objeto ...

Carvalho, José António Brandão

No presente texto, procura-se perspetivar a escrita enquanto objeto escolar numa lógica de planos sucessivos e articulados: num primeiro plano, situamos a relação entre o sujeito (que aprende a escrever) e a escrita (o objeto da aprendizagem) no contexto da aula de língua; a relação da escrita com os outros domínios de uso da linguagem, também eles objetos de ensino-aprendizagem, constitui o segundo plano da no...


23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia