Autor(es):
Carvalho, José António Brandão
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28366
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Escrita; Ferramenta de aprendizagem; Reprodução/construção; Writing; Learning tool; Knowledge reproduction/construction; Escritura; Herramienta de aprendizaje; Reproducción/construcción
Descrição
A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem,
desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e
expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode
ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos
implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo
que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na
escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos
complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por
meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar,
o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução
de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da
elaboração do conhecimento. Writing may be considered a learning tool, playing a relevant role in knowledge
acquisition, development and expression. The role of writing in knowledge construction
can be understood focusing on linguistic features, the cognitive processes involved, or the
social and cultural practice in which it occurs. Based on the relevance that writing can take
in these processes in the school context, we conducted a study aimed at verifying the extent
to which this dimension is valued in Portuguese schools of primary education (1st to 9th
grades). We chose two complementary methodological pathways: analyzing textbooks and
inquiring teachers by means of a questionnaire. The data collected show that, in the school
context, writing is used particularly in tasks aimed at the reproduction of information
and that only very seldom is writing viewed as a promoter of knowledge creation.
Keywords: writing; learning tool; knowledge reproduction/construction. La escritura se puede entender como un instrumento de aprendizaje en la medida
que desempeña un papel importante en los procesos de adquisición, elaboración y expresión
de conocimiento. El papel de la escritura en la construcción del conocimiento se puede
comprender considerando centrales las características lingüísticas, los procesos cognitivos
implicados, o la práctica sociocultural en la que se insiere. Teniendo por base la importancia
que la escritura como herramienta de aprendizaje puede tener en el contexto escolar, se
llevó a cabo un estudio con el fin de averiguar hasta qué punto esa dimensión se valora en
la escuela portuguesa de educación básica. Hemos optado por dos caminos metodológicos
complementarios: el análisis de libros de texto y de las respuestas al cuestionario propuesto
a los profesores. Los datos han demostrado que, en el contexto escolar, el uso de la escritura
se da, en la mayoría de los casos, en el cuadro de tareas que tienen como objetivo la
reproducción de conocimiento y que, rara vez, se ve como una herramienta que promueve
la elaboración del conocimiento.