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Nota introdutória [a] O imaginário das viagens : literatura, cinema, banda dese...

Autor(es): Álvares, Cristina cv logo 1 ; Curado, Ana Lúcia cv logo 2 ; Sousa, Sérgio Guimarães de cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27932

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Viagem; Transmedial


Descrição
Homo viator. A perceção da condição humana como uma viagem atravessa épocas e paradigmas histórico-culturais, intersetando fenómenos tão díspares como a moral de Séneca, a simbólica cristã do romeiro, a metafísica existencialista de Gabriel Marcel ou a campanha publicitária de uma conhecida marca de whisky: keep walking. Respondendo ao apelo do mar, da estrada, do deserto, homens e mulheres estão sempre a caminho, sempre em movimento, trilhando o mundo em busca de outro lugar, o lugar de outra coisa, indefinível e enigmática, que se manifesta sob formas variadas como o Graal, a pimenta, os tesouros, as cidades submersas, a lua ...São muitos os nomes de viajantes que povoam o nosso património imaginário, ficcional e não ficcional: Gilgamesh, Ulisses, Marco Polo, Fernão Mendes Pinto, D. Quixote, Chateaubriand, Lévi-Strauss, Kerouac, Bruce Chatwin, Tintin, Nicolas Bouvier; mas também a massa anónima de comerciantes, piratas, repórteres, missionários, exilados, povos em diáspora.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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