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Conceções de sexualidade em jovens que residiram em lares de infância e juventude

Autor(es): Fernandes, Ana Rita cv logo 1 ; Gomes, Júlio cv logo 2 ; Cruz, Judite Zamith cv logo 3 ; Anastácio, Zélia cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27756

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação Sexual; Afetividade; Formação e desenvolvimento


Descrição
A presente investigação qualitativa teve a intenção de produzir um saber crítico e relativo a jovens adultos em contexto institucional, percebendo os conceitos associados aos afetos e sexualidades, explorando-se as potencialidades de análise de texto, dado que se entende também por sexualidade uma fonte de bem-estar físico, emocional e relacional. A sexualidade envolve toda a personalidade na realidade representada na linguagem com valores, sentimentos, crenças, desejos e expectativas. A questão central do trabalho empírico presume o alcance dum melhor modo de interagir, por parte de educadores e técnicos em instituições. Assim, percebendo melhor as conceções dos jovens e compreendendo melhor os fenómenos associados à temática sócio afetiva, pretendemos ainda criar estruturas que promovam competências pessoais e sociais nestes jovens, prevenindo problemáticas no âmbito da saúde mental, promovendo assim igualdade e autonomia pessoal. Tivemos também como propósito conhecer melhor o impacto dos riscos de vida e nos domínios afetivo-sexuais de jovens de hoje, em Braga: viveram em instituições, com outras condições problemáticas associadas: orfandade, pai desconhecido, discórdia conjugal grave, família numerosa, situação socioeconómica frágil, escassa educação dos pais, problema psiquiátrico da mãe, conduta criminal do pai. Insere-se o estudo piloto numa abordagem por entrevista semiestruturada realizado com cinco jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, solteiros, sem filhos, dois dos quais antigos residentes em dois Lares de Infância e Juventude (LIJs), em Braga, com permanência (prolongada) que excedeu os quatro anos. Pretende-se desta forma dar continuidade a propostas de prevenção de práticas de vida pós institucionais insatisfatórias, a atender a recursos pessoais de Antigos Alunos e de membros de instituição inspiradores e formadores ativos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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