Publicado em "Libro de Actas de "3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa". ISBN 978-972-8914-48-6 ; This Case Study is part of the national project Development of Skills for Health and Healthy Sexuality from the Identify Needs in School and Institutional Environment. In Portugal, one of the common reasons for a child/youth live in an institution concerns be considered his family "dysfunctional...
As relações de afeto são impactantes no desenvolvimento biopsicossocial. Através de investigação qualitativa – um Estudo de Caso, por técnica de entrevista semiestruturada, pretendeu-se dar voz a 15 profissionais de três Lares de Infância e Juventude (LIJ's), que diariamente cuidam de crianças e jovens que passaram por mudança significativa na relação e na cultura (Braga - Portugal). Não foi possível aceder aos...
A presente investigação qualitativa teve a intenção de produzir um saber crítico e relativo a jovens adultos em contexto institucional, percebendo os conceitos associados aos afetos e sexualidades, explorando-se as potencialidades de análise de texto, dado que se entende também por sexualidade uma fonte de bem-estar físico, emocional e relacional. A sexualidade envolve toda a personalidade na realidade represen...
Por motivos debatidos, crianças e jovens que vivam em Lares de Infância e Juventude (LIJs) são conduzidos a consultas no domínio de saúde mental. Consequências negativas de afastamento familiar prolongado e/ou institucionalização se evidenciam em abordagens psicossociais que enfatizam défices, dificuldades de aprendizagem e/ou perturbações, em áreas de desenvolvimento e conduta sexual. No estudo-piloto inicial ...
A investigação qualitativa e quantitativa, em ambiente não institucional, utiliza desenhos, palavras escritas e falas de cerca de 90 crianças (4-12 anos), que vivem na região Norte de Portugal. Na visão naturalista e etnográfica, a linguagem em contexto é uma perspetiva cognitivo-narrativa, em que o significado é diverso nas realidades múltiplas: «desenha a tua família… uma pessoa; escreve, desenha (ou conta) o...
Em Portugal, por decisão judicial, quando as raparigas sejam institucionalizadas, são os educadores de referência (técnicos e colaboradores) a substituírem pais, famílias alargadas ou "pessoas idóneas" do seu "meio natural de vida". Observam-se consequências negativas, quando maiores de 14 anos são separadas, tanto nas aquisições escolares, como no desenvolvimento. Em termos de g...
Que percursos de formação me foram importantes ou decisivos? Essa foi a única "instrução" para a criação de narrativa escrita. Pessoas que narrem e reflitam nas suas raízes poderão ir mais adiante? Talvez sejam os primeiros anos, o horizonte para eixos de vida com sentido (Perec, 1975). Quando «não sei como chamar a esta história» (Duras, 1994), ter...
Como outros jovens a viverem com as famílias, os que foram institucionalizados sentem-se agradavelmente melhor, quando encontrem quem mostre interesse por si mesmos e pelo que digam, sem os desvalorizarem de antemão por terem ultrapassado o risco sexual e/ou sofrido assédio, abuso, negligência e/ou maus tratos. Na equipa multidisciplinar da Universidade do Minho – Instituto de Educação, realizamos uma investiga...
O presente estudo é inicial e exploratório de desenvolvimento pessoal e social, por metodologia de Investigação-Ação, com um “modelo lógico”, descrito por Bickman, em 1987. Sintetiza as linhas-guia de um programa de intervenção preliminar, dirigido à autonomia e educação sexual de raparigas institucionalizadas, maiores de 14 anos, em dois centros de acolhimento de longa duração, em Braga - Portugal. Os objetivo...
Na União Europeia, Portugal foi o país que primeiro informou ter crianças/jovens de rua. Em 2011, com cerca de 10 milhões de habitantes , encontravam-se em acolhimento 8.938 crianças e jovens, um decréscimo de 2,2% relativamente a 2010, valores em Março de 2012 do Instituto de Segurança Social - ISS. Eram então menos as entradas do que as saídas (19,9%). Em 2012, ainda há jovens de rua em Portugal, mas também e...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |