Author(s):
Fernandes, Ana Rita
; Gomes, Júlio
; Cruz, Judite Zamith
; Anastácio, Zélia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27756
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação Sexual; Afetividade; Formação e desenvolvimento
Description
A presente investigação qualitativa teve a intenção de produzir um saber crítico e relativo a jovens adultos em contexto institucional, percebendo os conceitos associados aos afetos e sexualidades, explorando-se as potencialidades de análise de texto, dado que se entende também por sexualidade uma fonte de bem-estar físico, emocional e relacional. A sexualidade envolve toda a personalidade na realidade representada na linguagem com valores, sentimentos, crenças, desejos e expectativas.
A questão central do trabalho empírico presume o alcance dum melhor modo de interagir, por parte de educadores e técnicos em instituições. Assim, percebendo melhor as conceções dos jovens e compreendendo melhor os fenómenos associados à temática sócio afetiva, pretendemos ainda criar estruturas que promovam competências pessoais e sociais nestes jovens, prevenindo problemáticas no âmbito da saúde mental, promovendo assim igualdade e autonomia pessoal. Tivemos também como propósito conhecer melhor o impacto dos riscos de vida e nos domínios afetivo-sexuais de jovens de hoje, em Braga: viveram em instituições, com outras condições problemáticas associadas: orfandade, pai desconhecido, discórdia conjugal grave, família numerosa, situação socioeconómica frágil, escassa educação dos pais, problema psiquiátrico da mãe, conduta criminal do pai.
Insere-se o estudo piloto numa abordagem por entrevista semiestruturada realizado com cinco jovens adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, solteiros, sem filhos, dois dos quais antigos residentes em dois Lares de Infância e Juventude (LIJs), em Braga, com permanência (prolongada) que excedeu os quatro anos.
Pretende-se desta forma dar continuidade a propostas de prevenção de práticas de vida pós institucionais insatisfatórias, a atender a recursos pessoais de Antigos Alunos e de membros de instituição inspiradores e formadores ativos.