Detalhes do Documento

A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital

Autor(es): Macedo, Ana Paula cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27686

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Supervisão de enfermagem; Organização e administração; Escolas de enfermagem; Hospitais de ensino; Nursing; Supervisory; Organization and administration; Schools; Nursing; Hospitals; Teaching; Supervisión de enfermería; Organización y administración; Escuelas de enfermería; Hospitales universitarios


Descrição
A Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson Reuters O estudo, de pendor qualitativo e interpretativo, debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. É assim objetivo do artigo dar a conhecer aos intervenientes da supervisão de estágios, em particular aos supervisores e alunos estagiários, as lógicas implícitas e explícitas entre as duas organizações a partir de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional construído. No quadro teórico-conceptual destaca-se a segunda vertente do estudo que consistiu na construção de um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio. A tipologia construída, e que agora se apresenta, permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio. A partir dos resultados e discussão deste exercício teóricometodológico é possível concluir que o estudo de caso revelou diferentes configurações de articulação, de intensidade e frequência por vezes inconstantes e variáveis, que refletem os desafios que se colocam no presente e que se anteveem para um futuro próximo, relativos à supervisão em Enfermagem no contexto de trabalho hospitalar. This qualitative and interpretive study focuses on guidelines and the supervision of clinical nursing practice as a means of analyzing the phenomenon of organizational articulation between the School of Nursing and the Hospital. Thus, the objective of the article is to understand supervision interventions during placements, in particular in relation to supervisors and placement students, and the implicit and explicit logic between the two organizations on the basis of the theoretical analytical of interorganizational articulation model constructed. The second approach consisted of the construction of an archetypal articulation of relationships between the School of Nursing and the Hospital in the context of supervision during clinical placements, It was from this constructed typology that it was possible to carry out a reading of the discourses and practices of supervision during clinical placements. On the basis of this theoretical-methodological case study it was possible to identify different configurations of articulation, with occurred with varying intensity and frequency, and which reflect the present and future challenges related to supervision in nursing in the hospital context. El estudio, de tendencia cualitativa e interpretativa, se centra en las directrices y las prácticas de supervisión de los periodos de prácticas en Enfermería, como analizador de los fenómenos de articulación interorganizativa entre la escuela de enfermería y el hospital. El objetivo del artículo es dar a conocer a aquellos implicados en la supervisión de las prácticas, en particular a los supervisores y a los alumnos en prácticas, las lógicas implícitas y explícitas entre las dos organizaciones a partir de un modelo teórico de análisis de la articulación interorganizativa construido. En el marco teórico-conceptual destaca la segunda vertiente del estudio, que consistió en la construcción de un arquetipo de configuraciones de la articulación entre la escuela de enfermería y el hospital en el contexto de la supervisión de las prácticas. La tipología construida, y que aquí se presenta, permitió realizar la lectura de los discursos y las prácticas de supervisión durante la supervisión del periodo de prácticas. A partir de los resultados y de la discusión de este ejercicio teórico-metodológico se puede concluir que este estudio de caso mostró diferentes configuraciones de articulación, de intensidad y frecuencia a veces inconstantes y variables que reflejan los desafíos que se exponen en el presente y que se prevén para un futuro próximo relacionados con la supervisión en enfermería en el contexto del trabajo hospitalario.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia