Document details

Bullying, género e idade

Author(s): Melim, Marcelo cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/27662

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Bullying; Escola; Género; Idade


Description
Neste capítulo salientamos as diferenças no comportamento bullying em relação ao género e à idade dos alunos, uma vez que a evolução da investigação nesta área muito se tem pautado pelo estudo destas duas características. Deste modo, o objetivo do presente estudo é descrever como é que estas variáveis ajudam a compreender o problema do bullying e como é fundamental considera-las aquando das intervenções nas escolas. Este é um estudo analítico de delineamento transversal realizado numa amostra de 1818 alunos de escolas portuguesas, com uma média de idades de 12,8 anos, em que se utiliza um questionário individual sobre comportamentos de bullting adaptado de Olweus (1989).Dos resultados obtidos destacamos o facto de não existirem diferenças significativas na vitimização entre rapazes e raparigas, o que quer dizer que os dois géneros estão igualmente vulneráveis ao bullying, embora esta tenda a manifestar-se de forma distinta para uns e outros. Tornou-se igualmente claro que entre os alunos mais novos da amostra a vitimização é mais elevada e que estes enfrentam um bullying mais direto e físico do que os seus colegas mais velhos, entre os quais, as formas indiretas e subtis assumem maior relevância. Constatamos ainda uma maior predisposição dos rapazes para a prática deste tipo de agressões relativamente às raparigas, assim como uma atípica estabilidade dos valores da agressão/bullying ao longo das várias idades estudadas.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU