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A criança e o brincar como obra de arte : o sentido de um esclarecimento

Autor(es): Cunha, António Camilo cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27562

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Criança; Brincar; Arte; Pedagogia; Ciência (Filosófica); Child; Play; Art; Pedagogy; Science (Philisophic)


Descrição
A ideia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um mundo do não dito, do não revelado. Um mundo que ainda não está em condições de ser podado. É pertencer a uma energia inicial (um universal), que espera cuidado, resguardo, proteção. A idéia de ser criança e do brincar neste envolvimento é o mesmo que contemplar (ser) uma obra de arte.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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