Author(s):
Pires, Helena
; Gonçalves, Helena
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/2711
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Publicidade exterior; Paisagem urbana
Description
Comunicação apresentada ao VI Congresso da LUSOCOM, 21-22 Abril, 2004, UBI, Covilhã. A mensagem publicitária constitui um elemento frequente e expressivo na paisagem urbana. De modo aparentemente desordenado, as mensagens sucedem-se ao longo dos diversos percursos que a cidade permite, determinados por necessidades e curiosidades dos transeuntes, residentes ou visitantes.
Com presença mais significativa em determinadas zonas – zonas de acção preferenciais da publicidade – as mensagens publicitárias exibem-se em diferentes suportes, interpelando e marcando as pessoas que, muitas vezes distraidamente, as percepcionam. Estímulos oferecidos e disponíveis a todos, imagens de grande impacto visual naturalmente inseridas na paisagem, transportam mensagens do corpo social ao indivíduo, cuja influência sobre as representações, quadros atitudinais e comportamentos pessoais não é desprezível.
Nesta comunicação damos conta de um passeio pela nossa cidade, à descoberta das imagens publicitárias que a povoam, sua função e significados – “um jornal do tempo que corre”.