Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Bologna Paradigm in a Portuguese Polytechnic Institute - The case of the first ...

Pires, António Ramos; Saraiva, Margarida; Gonçalves, Helena; Duarte, Joana

In this paper, we describe a study carried out in a Portuguese Polytechnic Institute, aimed to identify and characterize the implementation level of the Bologna Paradigm. The used questionnaire was completed in the academic year of 2008/2009 providing data at curricular unit, course and school levels. Regarding the changes in teaching learning activities, the answers related to “stopped using” showed that no ac...


Bologna Paradigm in a Portuguese Polytechnic Institute - The case of the first ...

Pires, António Ramos; Saraiva, Margarida; Gonçalves, Helena; Duarte, Joana

In this paper, we describe a study carried out in a Portuguese Polytechnic Institute, aimed to identify and characterize the implementation level of the Bologna Paradigm. The used questionnaire was completed in the academic year of 2008/2009 providing data at curricular unit, course and school levels. Regarding the changes in teaching learning activities, the answers related to “stopped using” showed that no ac...


A Implementação do Paradigma de Bolonha num Instituto Politécnico Português – O...

Duarte, Joana; Gonçalves, Helena; Pires, António Ramos; Saraiva, Margarida

O presente artigo resulta de um estudo desenvolvido no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que teve como objetivo identificar e caraterizar as principais alterações pedagógicas (atividades desenvolvidas e dos elementos de avaliação), decorrentes da implementação do Paradigma de Bolonha, nos Cursos de 2º Ciclo. Em 2008/2009 foi desenvolvido pela Unidade para a Avaliação e Qualidade (UNIQUA/IPS) um questionári...


«Compreender para intervir. Saúde Pública: definir um posicionamento para const...

Gonçalves, Helena; Lázaro, Alexandra; Magalhães, Luísa; Pires, Helena; Xavier, Paulo; Mota-Ribeiro, Silvana

«Compreender para intervir» resume o propósito deste estudo, integrante e integradr de uma candidatura apresentada pelos Centros de Saúde de Barcelos, Barcelinhos e Esposende, no âmbito dos «Projectos Inovadores», a Administração Regional de Saúde da Região Norte e cujo objectivo último visa traçar um plano de acção capaz de promover a satisfação e qualidade com serviço público de saúde, na óptica de todos os s...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

A arte de escrever relações no ciberespaço

Gonçalves, Helena; Xavier, Paulo

A revolução tecnológica crescente arrasta consigo uma profunda revolução para o homem e para a sua cultura. É consensual entre as informáticos a importância da representação, da simulação, da comunicação, no desenho dos programas que concebem, cuja capacidade interactiva está para além das relações numéricas das ciências da computação. Os dispositivos de simulação são cada vez mais frequentes e sofisticados, Co...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Estimulação magnética transcraniana repetitiva sobre o córtex esquerdo : Efeito...

Gonçalves, Helena Sofia dos Santos

Introdução: A estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) permite alterar a excitabilidade do tecido neuronal através da criação de campos magnéticos. A theta burst stimulation (TBS) é um protocolo de EMTr com duas variantes: TBS intermitente (iTBS-estimulação excitatória) e TBS contínua (cTBS - estimulação inibitória). Este estudo tem por objectivo averiguar se a TBS é capaz de produzir alterações na...

Data: 2013   |   Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

IPS’ Technology and Industrial Management graduate course: a curriculum followu...

Lourenço, Rodrigo; Ferreira, Elsa; Duarte, Rogério; Gonçalves, Helena; Duarte, Joana

The Technology and Industrial Management (T&IM) course of the Polytechnic Institute of Setúbal (IPS), Portugal, is a four year graduate course organized in trimesters with three course units per trimester [quarter]. In the last two trimesters [quarters] internships or real context projects prepare students for a smoother integration in the professional activity. From its beginning, in 2007, T&IM was designed fo...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A motivação para a carreira docente: contributos para o estudo das principais p...

Gonçalves, Helena Adelaide Pereira Reis

Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007 ; The present investigation focuses on a study about teachers ´motivation during their career and about their main worries at the beginning of it. It is based on the principle that motivation influences in several ways professional performance. The objectives that have led this investigation are not only understanding motivation as a mean to choose t...


Satisfação do cliente com os atributos : definição, mensuração e validação

Gonçalves, Helena Martins

Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas ; A satisfação com os atributos e a satisfação global têm sido vistas como dois construios distintos mas relacionados. A investigação sobre satisfação com os atributos é relevante para a melhor compreensão, tanto conceptual como da gestão, da satisfação dos clientes e, também, para se tomarem melhores decisões em gestão. Apesar do desenvolvimento de medidas váli...

Data: 2005   |   Origem: Repositório da UTL

A paisagem urbana e a publicidade exterior : um cenário vivo na configuração da...

Gonçalves, Helena; Pires, Helena

Comunicação apresentada ao LUSOCOM, 6, Covilhã, 2004. ; Actualmente, as cidades mostram-se revestidas de imagens diversas, desde as sinalizações de trânsito e outras, até aos graffiti e ainda aos múltiplos letreiros dos estabelecimentos comerciais e de serviços que, mais ou menos ostensivamente, nos apontam o seu estandarte num cenário já de si visualmente saturado e desarrumado ao olhar. Pelo seu impacto, pos...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento







Recurso









Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia