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Liderança singular na escola plural

Autor(es): Torres, Leonor Lima cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/27066

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Liderança escolar; Cultura escolar; Cultura organizacional escolar


Descrição
Nas últimas duas décadas, o modelo de gestão escolar constituiu uma das trave-mestras das reformas educativas em Portugal, a par do desenvolvimento de modelos de avaliação (das escolas, dos professores, dos alunos), ambas as preocupações, aliás, profundamente articuladas com o paradigma de gestão neoliberal que tem marcado, nos últimos anos, a agenda educativa. Numa altura em que a instituição-escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Perante este paradoxo (diversidade cultural versus individualização da gestão), interessa refletir sobre: i) os traços que têm vindo a institucionalizar um perfil-ideal de liderança escolar; ii) até que ponto a liderança unipessoal servirá (melhor) como veículo de expressão de uma cultura escolar que se pretende reproduzir nas diversas escolas; iii) de que modo o rosto (Diretor) exercerá um efeito homogeneizador, marcando quadros de interação e lógicas de organização, sobre o quodiano das escolas. As questões colocadas serão exploradas utilizando como dispositivo metodológico a análise crítica dos Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos no âmbito do I ciclo avaliativo (2006 - 2010), com o objetivo de apreender os modelos implícitos de cultura de escola e de liderança e as suas implicações na reconfiguração do quotidiano das escolas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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