Encontrados 36 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Liderança singular na escola plural : as culturas da escola perante o processo ...

Torres, Leonor Lima

Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidi...


LIMA, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.

Torres, Leonor Lima; Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Liderança singular na escola plural : as culturas da escola perante o processo ...

Torres, Leonor Lima

Numa altura em que a instituição escola alcança níveis de sofisticação cultural e organizacional inéditos, assistimos à implementação de uma liderança unipessoal, centrada na figura do Diretor de escola/agrupamento. Contudo, este novo rosto, erguido paradigma da nova gestão escolar, defronta-se com as múltiplas caras das escolas públicas, cada vez mais mascaradas face à imposição de um modelo de liderança unidi...


Projectos de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos

Torres, Leonor Lima

Num contexto global marcado por profundas mutações aos níveis económico, social e educativo interessa questionar as funções do actual sistema de educação pública no quadro da sociedade portuguesa. No caso específico do ensino superior, objecto de acentuadas mudanças estruturais nas últimas duas décadas, como perspectivar o seu papel na construção dos perfis formativos? Partindo desta interrogação genérica, foca...


Liderança singular na escola plural

Torres, Leonor Lima

Nas últimas duas décadas, o modelo de gestão escolar constituiu uma das trave-mestras das reformas educativas em Portugal, a par do desenvolvimento de modelos de avaliação (das escolas, dos professores, dos alunos), ambas as preocupações, aliás, profundamente articuladas com o paradigma de gestão neoliberal que tem marcado, nos últimos anos, a agenda educativa. Numa altura em que a instituição-escola alcança ní...


A socialização para a excelência na escola pública portuguesa

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

Assistimos hoje, no campo educativo, ao agudizar de uma tensão entre dois pólos de difícil conciliação: por um lado, a necessidade de realizar o projeto da escola de massas conducente à democratização da educação; por outro lado, a pressão política e social para a produção de resultados e para o desenvolvimento do pólo meritocrático. Muitas escolas públicas têm pendido para este último pólo, reatualizando práti...



Percursos de excelência escolar na escola pública : novos sentidos para a merit...

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

Comunicação integrada no Grupo de Trabalho Temático coordenado pelos autores - Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelência no sistema escolar português ; Partindo da necessidade de compreender o processo de construção da excelência académica na escola pública, a nossa comunicação elege como principais objetivos o estudo dos percursos escolares e não-escolares dos alunos que integraram um qu...


Partnership between the worlds of education and work : a threatening scenario o...

Araújo, Marcelo Machado; Torres, Leonor Lima

Although the world of education and the world of work are unquestionably complementary the relationship between these important realities has always been uneasy. Humanistic educationalists defend that schools should be shielded from the manipulative, self-serving intents of the work market. Education must allow individuals to achieve emancipation and become critically aware, autonomous citizens, capable of unde...


Governação da escola e excelência académica : as representações dos alunos dist...

Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima

Versão original disponível online - versão impressa revista pelos autores em Junho de 2012. ; Integrando-se no desenvolvimento de um projecto de investigação sobre a construção dos percursos de excelência escolar no ensino secundário, este texto constitui um contributo para a reflexão sociológica sobre as especificidades culturais e organizacionais da escola e a sua relação com o sucesso académico dos alunos. ...


36 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia