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Orientações curriculares : a mão que embala a educação de infância

Autor(es): Mendes, Guida cv logo 1 ; Pacheco, José Augusto cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/26439

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Orientações curriculares; Aprendizagem; Educação de infância; Investigação etnográfica com crianças; Curriculum guidelines; Learning; Childhood education; Ethnographic research with children


Descrição
A Educação de Infância, em Portugal, não possui um currículo oficial que refira os métodos, as técnicas ou, até mesmo, os conteúdos a serem abordados. É a partir de documentos normativos oficiais de intencionalidade educativa que os educadores de infância se orientam para a construção da sua identidade profissional, dos currículos e das opções metodológicas a adotar. Embora não determinem a natureza das aprendizagens que as crianças devem adquirir, nesta que é considerada a primeira etapa da educação básica, a verdade é que os eixos orientadores da organização e gestão das linhas curriculares dos educadores tendem a seguir o disposto nestes “manuais”. A procura de legitimação normativa no campo do currículo veio dar um rosto às suas práticas, validando as opções metodológicas de aprendizagem, i.e., a intervenção pedagógica do educador. Assim, a mão que embala a infância, i.e., a práxis que move o quotidiano das crianças, tem uma intencionalidade de escolarização que marca o ritmo das suas vidas. Com efeito, as crianças estão atulhadas com propostas curriculares fragmentárias da infância. Perante tal cenário é premente desescolarizá-la, pois brincar é a palavra central do currículo da educação de infância. O nosso estudo1 tem como finalidade entender o mundo da Educação de Infância através da voz das crianças. Para tal, pretendemos realizar um estudo de abordagem etnográfica cuja pergunta de partida é: O que dizem as crianças acerca do seu quotidiano na Educação de Infância?
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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